Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

Veronika decide morrer de Paulo Coelho

Classificação: 8/10
“Veronika decide morrer” – Paulo Coelho – Ainda estou em choque com o final. Adorei o livro, adorei as histórias e o que torna mais real é o facto do próprio escritor ter sido internado 3x num hospício. Um livro que vale a pena, pois possui relatos verídicos. O facto de Paulo Coelho ter introduzido um pouco de si no livro, torna a história mais apetecível.
Na história são apresentadas 5 personagens. Cada uma com uma doença, cada uma com uma vida completamente normal, até ao dia. A história passa-se em Villete, um hospício na Eslovénia. Veronika decide por fim à sua vida, mas o plano não foi concluído. Quando chega ao asilo, é-lhe dito que o seu coração está fraco e que terá menos de uma semana de vida. Ficou em choque, mas ao menos o seu plano não tinha falhado…
A notícia espalha-se e todos os pacientes começam a tomar consciência da morte, ao ponto de se perguntarem se estão realmente doentes.
Curiosidades: Durante a tentativa de suicídio, ou melhor, enquanto os comprimidos não faziam efeito, Veronika pegou numa revista e ficou indignada com uma situação, assim aproveitou e escreveu uma carta…. mais não digo.
Frases que me marcaram: 
  • “As mulheres quando se matam, escolhem meios muito mais românticos”
  • “A juventude é assim mesmo, estabelece os próprios limites sem perguntar se o corpo aguenta. E o corpo aguenta sempre”
  • “Foi tão bom que consigo ver amor em tudo, até mesmo nos olhos de um esquizofrénico.”
  • ” Cada ser humano é único, com as suas próprias qualidades, instintos, formas de prazer, busca da aventura. Mas a sociedade acaba por impor uma maneira colectiva de agir” Por exemplo o teclado QWERTY
Ora bem, agora desafio-vos a pensar num comportamento colectivo, ou reflictam só um bocadinho sobre este facto.

9 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *