Alfaguara,  Bertrand Editora,  Companhia das Letras,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias,  Porto Editora

Top 5 | Melhores livros de 2020

Posso confessar que este terá sido o meu pior ano como leitora, mas não é por isso que deixa de haver um Top 5 | Melhores livros de 2020. Este ano foi atípico para todos nós, o mesmo se passou com as minhas leituras. Tinha imensos planos e desafios, mas o que a vida tem de mais certo é a sua imprevisibilidade.

Não cheguei a alcançar os 50 livros lidos, mas este ano não conta, e o desafio irá comigo para 2021. #SHAME Perdi a vontade de ler durante o confinamento mas no meio de tanta mágoa, voltei a pegar num livro e ler.

“A educação de Eleanor” de Gail Honeyman

Voltei ao Palácio das Galveias no Campo Pequeno em Janeiro de 2020. Aquele Palácio era a minha biblioteca de eleição nos tempos da faculdade. Foram muitas horas de estudo que lá passei, e agora queria muito voltar a buscar livros. Trouxe “A Educação de Eleanor”. Começo por vos dizer que a personagem Eleanor nos primeiros capítulos irritou-me ao ponto de pensar em desistir da leitura. Ao longo do livro fui percebendo o porquê de ela ser assim. Ao longo da narrativa vemos o crescimento da personagem Eleanor e como ela se vai tornar numa jovem adulta.   

“A piscina” de Libby Page

Caros leitores aqui está um livro com o registo #aculpaédaizzie. Nunca pensei pegar neste livro, até a baixista se virar para mim com um ultimato – Só me o devolves quando o terminares. Comecei a ler “ A Piscina” em Abril e foi o único livro que li em pleno confinamento total. A sinopse não ajuda nada este livro, porque é muito mais que uma amizade improvável. Uma história simples e fofinha. Um livro com a medida certa. A personagem Rosemary vai-nos mostrar com toda a sua garra que a idade é só um número.

“Normal People” de Sally Rooney

O livro que me deu uma ressaca literária e que ainda não consegui escrever uma opinião, mas não está esquecida. A relação de Connell e Marianne é uma verdadeira montanha russa. Ela conseguiu tirar-me do sério e foram muitas as vezes que a quis abraçar. Já Connell, um rapaz de poucas palavras, que vai cometendo alguns erros mas com um bom coração. O título diz tudo, “Pessoas Normais” com problemas comuns e com conversas que podiam ser do nosso dia-a-dia. Senti a falta de palavras e gestos de ambos e dá vontade de lhes gritar e pegar na cabeça de cada um deles e “beijem-se porra”. A vontade de saltar para dentro da história foi muita e acredito que a vossa também tenha sido.

“Manual de Sobrevivência de um escritor, ou o pouco que sei sobre aquilo que faço” de João Tordo

Adoro escrever e sempre pensei um dia em escrever um livro, mas o Sr. João Tordo veio mostrar-me que as coisas são mais difíceis do que eu pensava. “Manual de Sobrevivência” é uma verdadeira descomplicação no que diz respeito à sua profissão. Logo de início, o escritor fala connosco como se fossemos amigos de longa data e boom! Conta toda a verdade e somente a verdade. Encontramos no livro um autor mais solto e sincero. Não podia faltar e tinha de estar presente no meu Top 5 | Melhores livros de 2020.

“Consentimento” de Vanessa Springora

É preciso coragem e Vanessa tem-na. Ela conta a sua história da maneira mais crua possível. Relata a sua vida sem nos esconder o seu sofrimento, fala-nos da paixão absurda que teve pelo seu abusador e de como se apercebeu que estava a ser vítima do seu esquema obscuro. Vanessa vingou-se à sua maneira, mas o juízo final será em 2021. Uma história real que ainda não teve o seu final. Uma leitura rápida, não o tivesse  lido num só dia.

Como podem perceber, as minhas leituras foram poucas em 2020 e espero, e tenciono, ler mais em 2021. Já vos disse que sou teimosa e coloquei pela 4ª vez o objectivo de ler 50 livros?

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *