O que é bom é para se ver,  Opiniões Cinematográficas,  Relógio D'Água

“A amiga genial “ – Série Napolitana

Devido ao enorme sucesso, a história d “A amiga genial “ – Série Napolitana teve direito a uma adaptação televisiva. Quando pensei neste desafio, também pensei em rever as duas temporadas da série na HBO Portugal. Enquanto aguardamos ansiosamente por novas temporadas, tenho como objectivo fazer-vos ler a saga, mas até lá, vou explicando pouco a pouco como me apaixonei por esta história.

Em 2014 foi lançado o primeiro dos 4 livros da Saga Napolitana,  “A amiga genial” depressa conquistou leitores e atravessou fronteiras. Mantendo-se incógnita, Elena Ferrante mostrou-nos que não é preciso uma cara para vender e para se ter sucesso no mundo literário. Muitos são aqueles que ainda sonham em saber quem é a escritora, mas para mim é um doce mistério que não pretendo que seja revelado.

Graças a uma parceria entre a estação televisa italina RAI e a HBO, “A amiga genial “ – Série Napolitana ganhou ainda mais vida e captou ainda mais a atenção. Mas as coisas não foram fáceis. Elena Ferrante teve presente em todo o processo. Uma das várias exigências era que a história se mantivesse italiana, que as crianças fossem escolhidas a dedo e soubessem o dialecto de Nápoles (foram 9 mil ao casting e só 4 é que passaram) e tudo tinha de ser aprovado pela escritora, caso contrário nada feito.

Na minha opinião o casting está aprovado, como podem ver no vídeo, à excepção de Donato Sarrote. Era assim que imaginava Lénu (interpretada por Marghertita Mazzuco) e Lila ( Gaia Girace). Mas o choque foi grande quando vi as personagens a ganharem vida. As emoções pelo contrário foram vividas com a mesma intensidade. Confesso que tenho vontade de ver o resto da história mas também não me quero despedir destas personagens.

Um resumo desta história? Simples! Este livro conta-nos a história de uma amizade na cidade de Nálopes. Lina e Lénu são as protagonistas da história que nos provoca e nos revolta a cada capítulo. Os livros vão abordar várias fases da vida de ambas, começando com um mistério. Lina desaparece e Lenú decide escrever a história de vida de ambas. Temos oportunidade de ver o crescimento das duas e quais as rédeas que elas tomaram na vida.

Ainda agora começámos o desafio de Elena Ferrante e já temos saudades destas 2 personagens, não se esqueçam de visitar e ver as suas opiniões  –  Abrir o livro – Carla Augusto – Cantinho Literário da Rita – Carolina Cruz – Mimo dos Livros –    Faces de Marisa – Livros e Papel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *