Editorial Presença,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

The Hunger Games Saga

 Classificação: 4 estrelas
Não estejam à espera que escreva uma sinopse pois todos vocês já conhecem Katniss Everdeen.
No primeiro livro é-nos apresentada a moça, ela voluntaria-se para o lugar da sua irmã e parte para os jogos com a ideia que não irá sair de lá viva e que não matará ninguém. Ela mantém o seu objectivo mas faz uma amiga, Rue. Têm a ideia de “acabar” com o grupo que anda atrás delas mas Rue é morta. É a partir deste momento que percebemos que Katniss quer acabar com este sofrimento e que fará tudo para honrar aqueles que ama. Sabendo que Peeta morre de amores por ela, ela aproveita-se da situação para conseguir sair de lá viva.
O livro e o filme estão muito bem conseguidos, apesar de no livro ter mais algumas informações que ficaram esquecidas no filme, mas nada de grave.
 Classificação: 4 estrelas
Quando Katniss acaba de chegar ao distrito 12 apercebe-se que a partir de agora terá de “sobreviver” com a mentira que criou para sair dos jogos. Peeta está mesmo apaixonado mas sabe que ela nem por isso. Este livro aborda mais o que há dentro do capitólio e tudo o que rodeia os distritos. Está muito bem escrito e deixa-nos agarradas à Saga. Confesso que foi o meu favorito dos 3, porque está tudo em constante mudança. Tive a esperança que Katniss fugisse com o Gale…
 Classificação: 4 estrelas
O fim desta saga não podia ter sido melhor. Todos os distritos juntaram-se para acabar com a opressão e Katniss foi feita de símbolo da rebelião, mesmo não querendo. Acabamos por conhecer uma Katniss mais forte e disposta a dar a sua vida pela causa. Já sabia o que ia acontecer mas mesmo assim fiquei surpreendida. Algumas coisas não fizeram sentido a meu ver (não vou dizer para não dar spoilers).Li esta Saga em Novembro do ano passado e até hoje foi a saga que me deu uma ressaca literária.  Adoro a Katniss pela sua aparente segurança, o Peeta por ser um eterno romântico e o Gale por saber desde sempre que não tinha hipótese.
Desculpem o atraso mas foi uma saga que me deixou sem palavras.

Pontos positivos: A coragem de Katniss. O fim dos distritos. A luta pela liberdade. A utilização de uma linguagem simples mas com um sentimento de constante luta.
Pontos negativos: Um fim às 3 pancadas onde se esquecem de algumas personagens.

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *