Dicas para combater a preguiça
Sendo hoje o Dia Internacional da Preguiça decidi presentear-vos com algumas dicar para combater aquela preguiça boa mas que ataca sempre quando menos esperamos. Hoje por exemplo não me apetecia ir ao ginásio mas lá fiz o esforço e levantei-me com este frio. Agora estou frente ao PC a escrever isto, se estou com vontade? Nem por isso, mas faço o esforço, ok?
– Certifica-te que não estás sobrecarregada – Se tiveres demasiado trabalho a tua vontade de o fazer vai ser menor. Tenta fazer tudo a seu tempo e planeia sempre antes de aceitares novas tarefas.
– Estás motivada? – Para mexer é preciso motivação. Arranja uma amiga para ir contigo ao ginásio ou que não te deixe ficar sossegada em casa. Presenteia-te, come um doce qualquer coisa mas jamais te deixes ir abaixo.
– Estás rodeada de preguiçosos? – Se os que te rodeiam são piores que tu é normal que não arranjes forças para te motivar. A preguiça pega-se, não te deixes apanhar por ela.
– Valoriza o teu tempo – Se tempo é dinheiro, eu vou gasta-lo contigo como diz a música, então valoriza o teu tempo. O dia tem 24 horas basta organiza-lo e tens tempo para tudo, até mesmo para preguiçar.
– Muda a tua forma de pensar/agir – Ah, amanhã tenho tempo! O esperar pelo amanhã dá merda, sabes porque? Porque aquele trabalho que tens de enviar pode não querer “anexar-se” ao e-mail ou a impressora vira-se contra ti.
Outra coisa importante, se uma amiga te convida para sair, vai! Não fiques em casa, pode ser que conheças alguém interessante.
– Valoriza as tuas tarefas – Limpar a casa pode ser uma tarefa difícil e que requer muita paciência mas só tu é que sabes como queres as coisas. Pode ser uma tarefa da chácha mas tu consegues fazê-la.
– Cria novos hábitos – Acordar mais cedo, organizar melhor as tuas tarefas, privilegia o que mais gostas. Cria novas rotinas, não te deixes cair na rotina, pois a rotina é aliada da preguiça.
– Faz pausas – Sabe bem parar, há patrões que gostam de tudo à pressa ou tudo de seguida mas o nosso cérebro não aguenta tanta coisa ao mesmo tempo. Dá uma volta ao escritório, vai tomar um café e tira um tempinho para ti. Preguiçar é bom.
– Procura alternativas – Se a preguiça não te larga é porque estás a fazer alguma coisa de errado. Por exemplo, se depois de almoço te apetece ver tv tenta 1º acabar as tarefas principais. Só te apetece ver tv e tens um monte de roupa para passar, faz as 2 coisas ao mesmo tempo.
– Se tu não mudas, nada vai mudar – Não preciso de explicar. Há coisas que só tu podes fazer e a preguiça não te vai levar a lado nenhum. Queres perder peso mas passas os dias alapada ao sofá, queres o que? Os milagres não acontecem.
2 comentários
Melanie Moreira
Muito, muito obrigada por estas dicas!!
Beijinhos
That Girl
- Nea*
Boas dicas!!