Opinião | O Fim da Inocência de Francisco Salgueiro

Classificação 4 estrelas

O Fim da Inocência de Francisco Salgueiro| Inspirado em factos reais, o livro conta a história de Inês. Uma jovem de uma família abastada que estuda num dos melhores colégios privados do país. Apesar de transparecer uma vida perfeita, Inês revela ter sido violada, que vendeu droga e que se tornou ela própria dependente. Apesar das vezes que tentou lutar contra o vício, a mesma voltava a ter recaídas.

Uma história sem pudor e preconceitos que mostra uma realidade que nem os pais nem os filhos estão à espera de ler.

Antes de começar a obra, podemos ler que foi a própria Inês a contactar o autor. Francisco Salgueiro pensou em entrevistas para chamar a atenção do público mas depressa percebeu que poderia fazer algo mais.

Podemos comparar esta história com a de Christiane F. do livro os Filhos da Droga, ambas tiveram forças para contar a verdade e ambas tentam lidar com o seu passado. São décadas diferentes e histórias diferentes mas ambas partilham segredos que nem todos têm a coragem para os partilhar com o mundo. – O Fim da Inocência de Francisco Salgueiro

Sinopse da Oficina do Livro

Apesar de a Inês nunca revelar a sua identidade, a mesma não se esconde. O autor absorveu todos os detalhes da sua história, e interpretou-a como se fosse sua. A narrativa da história mostra-nos uma jovem livre e arriscada. Notamos as vezes que o medo a assombra e quando a droga tomava conta dela.

Aconselho vivamente a leitura deste livro. Sejam pais, filhos ou irmãos. Tenho um irmão mais novo e não deixo de ter algum receio. O grande choque deste livro foi a falta de comunicação que existe entre pais e filhos. A comunicação não deve falhar, sim é preciso saber falar com adolescentes mas também é preciso tomar atenção aos seus comportamentos. – O Fim da Inocência de Francisco Salgueiro

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*