A Amiga Genial de Elena Ferrante

Classificação: 5 estrelas
A Amiga Genial de Elena Ferrante
A história centra-se na amizade entre Elena e Lila. Tudo começa com a infância de ambas, elas provêem de famílias pobres e sonham sair daquele bairro. Brincam e estudam juntas mas só uma segue com os estudos. Lila sente inveja de Elena, pois Elena tem o apoio dos pais e deixam-na estudar. Já Elena sente ciúmes de Lila, pois esta é inteligente e tem sempre uma reposta na ponta da língua.
Confesso que o livro não me agarrou desde o início, foi preciso chegar a meio para me prender à leitura do mesmo. Levei-o comigo de férias e li-o em 2 dias. 4 horas de viagem servem para pôr a leitura em dia.
São muitas as personagens, e logo no início, o livro possui uma cábula onde apresenta todos os personagens da obra – desde o nome à profissão.
A escrita em si é simples mas a acção tem um andamento feroz. Somos engolidos pela história e por vezes sentimos na pele os ciúmes de ambas.
Elena na minha opinião começa por ser uma personagem sonsa mas ao decorrer da obra ela ganha destaque, mas sempre à sombra de Lila. Já Lila foi uma personagem que me enervou com as suas atitudes de superioridade.
A obra é interessante em todos os sentidos, desde o “fantasma” da autora, visto ninguém saber que é, até ao facto da história ser da autora. O que é que eu quero dizer com isto? Simples. Acho que a personagem Elena é a autora. Isto não passa de um pressuposto, mas quero acreditar que seja a verdade.
Quando a acabei de ler a última página, estava eu deitada na minha cama em casa dos meus avós e o primeiro pensamento que tive foi – Merda! Deixei a 2ª parte em casa, em Lisboa.
Acaba em suspense e o que vocês mais querem saber, é o que vai acontecer na 2ª parte. Mas calma, é preciso ler muitas páginas para se saber o que se passou.
Classsificação: 4 estrelas
História do Novo Nome de Elena Ferrante
Nesta segunda parte, a história muda para ambas. Agora com 17 anos, Lila tenta a ascensão através do casamento, já Elena progredi nos estudos. Elena chama a atenção dos professores com os seus progressos nos estudos enquanto Lila se vira uma senhora chique e pomposa. Ao longo do tempo vamos percebendo que Lila sente-se presa a um casamento fracassado e que já não é mais aquela moça ingénua que era capaz de fazer frente aos rapazes.
Sinopse da Relógio d’água

Se já odiava Lila, agora quero que a personagem sofra horrores. Desculpem a sinceridade mas a moça enerva. Elena deixa de lado a amizade de Lila mas sempre à coca de saber novidades. Vão sofrer de amores pelo mesmo rapaz o que vai colocar à prova a amizade de longa data. Lila descobre factos do passado que desconhecia e é desde ai que a mesma “tenta” rejuvenescer.
Não é tão bom como o 1º mas não deixa de ser uma leitura que nos leva a querer continuar a saber mais e mais.
Agora é assim, fui à biblioteca saber dos outros dois livros e há uma besta que ainda não os devolveu e já está em atraso com a biblioteca. Faça o favor de entregar, porque este também acaba em suspense…

2 Comentários

  1. Tenho tanta mas tanta curiosidade em ler estes livros!!! Parece que toda a gente ficou viciada nesta Amiga Genial ultimamente e realmente, como dizes, o facto de quase nada se saber sobre a autora contribui para que ainda mais se queira ler!!!

  2. fiquei curiosa! tenho que ir a minha biblioteca averiguar a coisa…

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*