Editorial Presença,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

A nossa casa está a arder de Greta Thunberg

A nossa casa está a arder de Greta Thunberg| Parti do pressuposto que o livro iria só retratar problemas ambientais, não podia estar mais enganada. “A nossa casa está a arder” aborda temas familiares, ambientais e feminismo. Mostra como uma família os ultrapassa ou como os tenta ultrapassar. Este livro diz ter sido escrito por Greta Thunberg, mas ao longo da leitura percebemos que a voz mandatária é da sua mãe Malena, apesar de ter sido escrito em conjunto.

Em segundo plano está a saúde mental, ambas as filhas de Malena sofrem de perturbações do espectro autista. Devido a esse factor, os pais de Greta travaram várias crises, o facto de Greta não se alimentar correctamente ou o facto da sua irmã Beata estar constantemente em confrontos com colegas na escola. Mesmo  Malena descobre que ela mesma também tem problemas mentais que desconhecia.

Primeiros Capítulos do livro da Editorial Presença

Para Greta só há o bem e o mal. Ambiente ou Economia. Preto ou Branco. Para nós parece ser um extremo, mas para ela é a sua realidade. Para Greta é o agora e não o futuro e é por isso que tanto faz pelas alterações climáticas. A greve à escola pelo ambiente foi só uma das várias medidas que ela própria quis tomar pois “ninguém é demasiado pequeno para fazer a diferença”.

Ela inspirou centenas de jovens por todo mundo a seguir o seu exemplo, criando o movimento #fridayforfuture. – Opinião | A nossa casa está a arder de Greta Thunberg

Greta Thunberg começou a fazer pequenas alterações em casa, e os seus pais apoiaram as suas mudanças. Greta procura agora, convencer todos a fazer o mesmo. São vários os discursos que já deu e não vai parar até ser ouvida mais e mais.

Opinião | A nossa casa está a arder de Greta Thunberg |Esta jovem tem 16 anos e nasceu na Suécia, um país que ela diz ser pequeno mas que moveu milhares para o Parlamento Sueco todas as sextas-feiras, tudo para que este começasse a escutar a nova geração. Já esteve com grande líderes mundiais e quer derrubar aqueles que mal tratam o planeta (aquela cara que ela faz a Donald Trump é só um exemplo)

Talvez não tenha percebido o contexto deste livro. Talvez me tenha escapado algum pormenor. Senti que estava a ler uma biografia familiar. Um livro dramático que quer chamar a atenção e consegue. O caso da Greta Thunberg tem vindo a público, tanto por boas e más razões. Os seus discursos estão cheios de raiva, nem sempre com a razão do seu lado. É bom vermos uma jovem a defender uma causa. Prefiro os seus discursos ao livro. Penso que tenha sido só uma medida de marketing, porque se ela defende tanto o ambiente, porque raio aceitou a impressão de tantos livros? Se calhar sou eu que estou a pensar de mais sobre isso.

Podemos constatar que são uma família unida, e talvez seja por isso que há muitos pais desta internet que julgam sem dar conta do que se passa nas suas próprias casas.

Alguns vídeos das suas intervenções

Outras opiniões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *