10 coisas a fazer antes de uma entrevista de trabalho
24 de Junho, 2016/
– Pesquisar a empresa – Nem tudo o que brilha e ouro. Quem nunca pesquisou a empresa e viu as críticas negativas? Quem nunca desmarcou uma entrevista pois percebeu que era mais uma empresa fraudulenta? Graças à internet podemos conhecer a empresa e saber do que se trata realmente. Ah! E nunca se sabe se irão fazer perguntas sobre a mesma, mais vale ir prevenida. E também para conhecermos o caminho, não é?
– Escolher a roupa – É caso para dizer, não tenho nada para vestir. Todas temos estilos diferentes, mas temos de ter um cuidado especial quando começamos a integrar o mundo laboral. Os decotes e as mini – saias podem assentar-te bem, mas são para ser usadas numa saída e não numa entrevista. Aposta numa calça clássica com uma camisa branca ou até mesmo uma túnica, nunca nuns leggings (de certeza que conhecem alguém que já foi assim).
– O par perfeito – Apostem em calçado confortável. De inverno umas botas simples, de verão umas sabrinas clássicas. E sandálias, pode ser? Pode, mas se o elevador da empresa estiver avariado, ou se o caminho for sempre a subir, és capaz de chegar à entrevista já com umas ricas bolhas nos pés – je dis ça je dis rien.
– Ter um cuidado especial com a aparência – Nada de maquilhagens elaboradas, nada de unhas escandalosas e nada de penteados de casamentos. Simples é bom, natural é ainda melhor. Se acharem necessário tratem da vossa pele.
– Sou fabulosa e ninguém o pode negar – Após a aparência, temos de tratar da nossa confiança. Temos que nos valorizar. Podemos ter a auto-estima em baixo mas é nestas alturas que temos de ser as maiores.
– Não criar grandes expectativas – Vou sempre com este pensamento “o não é garantido” pois é chato criar expectativas e depois puff nada acontece. Sim pensamentos positivos também ajudam, mas por vezes os nervos dão cabo de uma pessoa.
– Sinceridade acima de tudo – Mentir não te leva a lado nenhum e não te podes esquecer que ela tem perna curta.
– Pensa em respostas rápidas, simples e memoráveis – As perguntas mais das vezes são parecidas e temos tendência a responder sem pensar. Leva o teu tempo e escolhe bem as palavras. Não te ponhas com “estrangeirismos” nem com frases cliché.
– Revisões – Por vezes, somos surpreendidos pois a entrevista é feita em inglês ou até mesmo em francês. É sempre bom dar uma vista de olhos e rever pequenas coisas.
– Chega a horas e leva contigo sempre um currículo e pensa – Se não confias em ti, como pode o entrevistador confiar?
Em relação à primeira, concordo mas nem sempre o que metem nas descrições das empresas e nos serviços que prestam é exactamente assim. (isto nas situações em que não há críticas em relação à empresa, apenas o site)
4 comentários
C.
tão verdade 🙂 são realmente dicas muito boas!
Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'
Anónimo
Em relação à primeira, concordo mas nem sempre o que metem nas descrições das empresas e nos serviços que prestam é exactamente assim. (isto nas situações em que não há críticas em relação à empresa, apenas o site)
Anónimo
Boas dicas 🙂
Olívia Muniz
Óptimas dicas. As mais importantes são mesmo a confiança e sorrir 🙂
Beijinho* BATIK by Olivia Muniz || FACEBOOK || JASMIM & MESKA, os gatos mais fofos do mundo!