Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

Um dia de David Nicholls

Classificação: 3 estrelas
Um Dia de David Nicholls 
Dexter e Emma conhecem-se na noite em que acabam os estudos. Cada um podia ter seguido a sua vida mas acabam por se tornar grandes amigos. Um romance que floresce ao passar dos anos mas que acaba por nos dar uma lição de vida.
Fiz asneira. Vi primeiro o filme e só depois li o livro. Acontece que o filme é melhor que o livro. É estranho. Toda a escrita do livro dá a entender que o próprio é um guião.A leitura é rápida, a escrita é simples só que há muitos momentos “encher chouriços”. Trata-se de um romance que lembra Romeu e Julieta, mas numa versão mais ligeira e cómica.

O livro tinha tudo para dar certo, mas não deixa de ter um fim bem real. O fim choca, mas choca por uma razão. Os anos passam, as atitudes de ambos são parvas e quando realmente chegam a um consenso, a tragédia dá-se.
O autor quer lembrar ao leitor que a vida é um dia e a oportunidade de hoje pode já não ser a mesma amanhã.
Ambas as personagens são de extremos e antagónicas mas no fim complementam-se. Dexter não passa de um homem que não quer crescer e que quer alguém ao seu lado que o possa ajudar a fazer as coisas certas da vida. Emma já não é assim, é a típica rapariga certinha que adora romances e que espera que o seu esteja para breve.Emma não vive sem Dexter e Dexter não vive sem Emma. Mas como tudo na vida, ambos fazem coisas pelas quais se arrependem e Dexter não é de todo aquilo que aparenta e Emma só quer a sua felicidade, mesmo quando ele a magoa.

Apesar de ser um bom livro, a minha sugestão é ficarem-se pelo filme…

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *