Alfaguara,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

Opinião | Jesus Cristo bebia cerveja de Afonso Cruz

Classificação: 4 estrelas

Jesus Cristo bebia cerveja de Afonso Cruz

São várias as personagens que dão voz à história, mas é a de Rosa que ganha destaque no livro “Jesus Cristo bebia cerveja”

Rosa vive com a sua avó Antónia numa pacata aldeia alentejana. Desde o desaparecimento da sua mãe e da morte do seu pai, Rosa sempre soube que teria de tomar as rédeas da casa. Com a avó doente, ela aceita um trabalho como empregada doméstica na casa de um casal rico.

O trabalho não é duro, mas Rosa sofre de assédio e desiste do emprego. Sem estudos e desempregada, ela vê-se cada vez mais numa situação apertada. Um mal nunca vem só e o estado da sua avó piora.

O sonho da sua avó é visitar a Terra Mãe – Jerusalém – e Rosa irá fazer de tudo para o concretizar, ou pelo menos tentar. Dentro destas reviravoltas, ela apaixona-se por Ari, o pastor da aldeia, mas em segredo ela mantêm um caso com o Professor Borja – um amante da ciência abastado.

Com o estado da avó Antónia a agravar-se, Rosa irá concretizar o sonho dela, mas não da maneira como o leitor estará à espera. Para o concretizar irá contar com a ajuda dos outros personagens que se encontram nesta obra.

Toda a história se passa numa aldeia, onde todos se conhecem. São várias as personagens que fazem parte deste livro, mas foquem-se na Rosa.

Não se deixem enganar pela sua ingenuidade, pois ela tem uma na manga que deixará o leitor de queixo caído. A história é bem simples e o final foi bem diferente do que estava à espera e deixou-me bastante surpresa.

Sinopse Companhia das Letras

O senhor Cruz é adepto dos capítulos pequenos, possuiu um escrita fluida o que deixa o leitor com mais vontade de devorar livros. Afonso Cruz nunca deixa de surpreender. Keep it coming Cruz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *