“Consentimento” de Vanessa Springora

Consentimento de Vanessa Springora conta-nos a história da própria autora. Relatos da vida de V, uma menina de 13 anos que se apaixona por um homem de 50.

A autora começa por nos contar a sua infância e como se sente em relação ao divórcio dos seus pais. Não tendo sido fácil, ela torna-se uma adolescente com algumas fragilidades. Perde-se de amores por um amigo da sua mãe, 36 anos mais velho. V tem 13 anos e como qualquer outra adolescente, ela sente-se insegura e o que mais quer é sentir-se amada.

G é um homem com 50 anos, um escritor com reputação. Um homem que se aproveita da fragilidade de V mas para ela, ele é o seu grande amor. Os pais tendo conhecimento da situação nada fazem para a proteger. Já a vizinhança começa a denunciar o caso à polícia, mas a mesma não consegue reunir as provas suficientes. Mas tudo muda quando V descobre toda  verdade e começa a sofrer as consequências.

Passaram vários anos e agora Vanessa Springora ganha coragem e escreve a sua história. Um relato de uma história nua e crua onde demonstra a sua capacidade de resiliência ao longo dos anos e como superou o trauma que G. Lhe deixou. Esta é a sua vingança, e com ela será feita a justiça que tanto merece.

Sinopse da Alfaguara

Consentimento de Vanessa Springora não é um romance, é a história de uma menina, a história de uma vida destruída por um homem que lhe manipulou e que lhe fez acreditar que o que estavam a viver era uma história de amor proibida.

Sem nunca relevar identidades, Vanessa descreve a sua história. A sua escrita ao pormenor e extremanente fria não deixa o leitor indiferente. A autora expõe-se para o leitor, ela tinha a intenção de chocar e conseguiu.

Ao longo do livro senti pena e nojo. Perguntei muitas vezes onde estavam os pais desta criança e como poderam consentir tais actos. Como é que a polícia não deu atenção às várias denúncias. Como um escritor usava as suas jovens (existem mais vítimas) e as manipulava, e com elas escrevia as suas obras ditas literárias. G ainda é vivo e nega tais actos. Esta história tem continuação, pois em 2021 este caso volta a tribunal. Será feita justiça? Terá Vanessa a liberdade que tanto sonha? Em 2021 teremos as respostas.

2 Comentários

  1. Parece ser um livro muito interessante 🙂

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*