Ler os Herdeiros de Saramago

Um projecto que quero concretizar em 2021 é Ler os Herdeiros de Saramago. A ideia surgiu no seguimento da série literária da RTP. Confesso que a ideia não é de todo original e que até tenho algum receio, pois são livros fora da minha área de conforto mas que de certeza que me trarão algum conforto e quiçá algum favorito para a vida. Sem saber, através do podcast da Anatomia do Livro, descobri que o Álvaro Curia e o Ludgero Cardoso da página Litercidades também estão a fazer o mesmo projecto. Incluse até falei com eles e ficámos animados pois o que queremos é partilhar mais livros e apoiar escritores portugueses.

Em relação à série, continua disponível na Rtp Play e são no total 11 episódios, episódios esses em nos dão a conhecer os autores por detrás das obras vencedoras. Ainda não vi todos mas confesso que os poucos que vi, fiquei rendida. De todos os vencedores, confesso com alguma vergonha que só sigo o trabalho de três e que ainda só li algumas obras de João Tordo.

Para quem quiser saber quem são os vencedores e talvez juntar-se à leitura, segue a lista do Projecto | Ler os Herdeiros de Saramago. Graças à Biblioteca José Saramago, todas as obras estão disponíveis, agora é esperar que este confinamento levante e possa lá ir buscar os livros.

1999 – “Natureza Morta” de Paulo José Miranda

2001 – “Nenhum Olhar” de José Luís Peixoto

2003 – “Sinfonia em Branco” de Adriana Lisboa

2005 – “Jersusalém” de Gonçalo M. Tavares

2007 – “O remorso de Baltazar Serapião” de Valter Hugo Mãe

2009 –“ As três Vidas” de João Tordo

2011 – “Os Malaquias” de Andréa del Fuego

2013 – “Os transparentes” de Ondjaki

2015 – “As Primeiras Coisas” de Bruno Vieira Amaral

2017 – “A Resistência” de Julián Fuks

2019 – “Pão de Açúcar” de Afonso Reis Cabral

2 Comentários

  1. Uma iniciativa admirável!
    Dos Herdeiros de Saramago, conheço melhor o trabalho de Valter Hugo Mãe e João Tordo. Mas também já li Ondjaki, Afonso Reis Cabral, José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares. E quero muito aventurar-me em mais obras suas

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*