Infinito Particular,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

“Heartstopper” de Alice Oseman 

“Heartstopper” de Alice Oseman apresenta-nos a história de Nick e Charlie. Dois adolescentes que se apaixonam num piscar de olhos. Charlie é um rapaz tímido. Nick é um rapaz que adora desporto. Eles conhecem-se numa aula de matemática que desde logo nasce uma amizade. Ao longo do tempo, Charlie apaixona-se por Nick e Nick por Charlie. Charlie com medo de não ser correspondido, esconde os seus sentimentos, mas tudo muda numa conversa entre ambos. Um livro que nos vai fazer sentir borboletas na barriga e que nos faz reviver a magia do primeiro amor.  

Neste primeiro volume de Heartstopper: Volume 1 Rapaz conhece Rapaz, são-nos apresentadas as personagens. A história começa com uma página do diário de Charlie. Aos olhos de Charlie, conhecemos os seus amigos mais próximos e os professores. São-nos apresentados alguns acontecimentos de Charlie no passado, o que sugere logo que os mesmos serão abordados no futuro. A escritora teve o cuidado de introduzir todos os detalhes que pretendia de maneira que a história fluísse, deixando o leitor se apaixonar ao mesmo tempo que os personagens Nick e Charlie. A história termina com cartões de memória de todos os personagens que apresentou, com o detalhe especial das casas a que pertencem em Hogwarts.   

Sinopse da Infinito Particular 

No Volume 2 O nosso segredo, a relação de Nick e Charlie será aprofundada. Temos um Charlie mais confiante e seguro de si mesmo. Mesmo mantendo uma relação em segredo com Nick, mostram a importância do diálogo numa relação e o respeito mútuo por ambas as partes. A personagem de Nick ganha destaque e mostram-nos como ele se sente em relação à sua orientação sexual. Um volume com um grande destaque pois mostram ao leitor a importância do diálogo numa relação, tanto amorosa como de amizade.  

No Volume 3 Uma viagem a Paris, as coisas já ficam mais sérias para Nick e Charlie. Ambas as personagens ganham seriedade, mas outras personagens secundárias ganham mais visibilidade, tal como Tao e Elle | Tara e Darcy. Sente-se um Nick mais confiante após a conversa com a sua mãe e nota-se a crescente preocupação pelo seu Charlie. São abordados temas mais sérios, como o suicídio e a depressão. A relação entre estes dois jovens cresce e o amor que sentem um pelo o outro é transmitido ao leitor. 

O que podemos esperar nos próximos volumes? Bem, esta história terá o seu fim no volume 5 (duvido muito que termine já, mas pronto). Acredito que a Alice Oseman tenha algumas ideias para outras grafic novels (não me chateies Olga) com outros personagens desta história. Fico com vontade de acompanhar Tara/Darcy e Tao/Elle… até mesmo os professores daquela escola.  

Tal como outros livros com destaque mundial, fico sempre de pé atrás para os ler, mas estava com receio de achar que seria mais uma banhada. Não podia estar mais enganada, devia ter lido “Heartstopper” de Alice Oseman há mais tempo. O detalhe dos seus desenhos, a sua escrita e o seu impacto da história. Alice Oseman pensou numa história de amor, pensou em todos os detalhes. Não quis que fosse mais uma, mas que fosse a história que fizesse o leitor suspirar. Ficamos sempre com vontade de abraçar todos os personagens e de os tirar cá para fora.  

“Heartsopper” de Alice Oseman já está também disponível na Netflix, apesar de estar bastante fiel aos livros, recomendo que peguem nestes volumes e que os devorem lentamente. Não percam mais tempo. Ah, e já fazem parte do Plano Nacional de Leitura.  

Podem adquirir a obra através dos links dos afiliados    

Wook || Bertrand 

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *