Infinito Particular,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

“Sem Amor” de Alice Oseman 

“Sem Amor” de Alice Oseman conta-nos a história de Georgia. Georgia acredita no amor, mas nunca beijou, nunca namorou e nunca se sentiu atraída por alguém. Ela acaba de chegar à universidade de Durham em Inglaterra. Com ela vem os seus dois melhores amigos, Pip e Jason. Pip é uma rapariga sem papas na língua, mas muito amiga do seu amigo. Já Jason é um rapaz tímido e pacato, não gosta de dramas e é obcecado por Scooby Doo

Estão prontos para uma verdadeira vida académica, mas os dramas e as decisões de Georgia trarão consequências ao gangue. Georgia está decidida a dar uma oportunidade ao amor, mas o caminho será longo e com ele surgem novas amizades e novos dramas.  

Georgia quer compreender o seu destino, ficará ela sozinha? Onde andará a sua cara-metade? Porque é que todos se apaixonam, menos ela? Um romance sobre autoaceitação e autoconhecimento, mas sobretudo uma ode à amizade.  

Sinopse Infinito Particular  

Estava curiosa com a história a autora “Sem Amor” de Alice Oseman, pelo simples facto de ser em prosa. Habituada a ler os seus grafic novels e sabendo que a sua criatividade e inclusão são a sua mais valia, parti para a leitura com as expectativas bem altas. À medida que fui lendo a obra voltei a constatar o facto de saber que a escritora compreende as necessidades do seu leitor. Escreve da maneira mais simples e eficaz. Apesar de ser um young adult, Alice Oseman explica termos e explica-os sem os complicar, e confesso que desconhecia alguns deles. É um livro que pelo título percebemos logo o assunto taboo que irá abordar, a assexualidade. 

A descomplicação dos dramas destes adolescentes e a resolução desses mesmos dramas, mostra a maturidade da autora, a mensagem clara que tudo se resolve com a comunicação, tal como acontece em Heartstopper.  

Ao longo da leitura senti ser um livro biográfico e real. É uma história que dá ênfase à amizade e até gostava de dizer que é uma ode à amizade.  Sem ser eu, quem mais acredita que este livro se transformará numa adaptação?  

Espero que este livro também faça parte do Plano Nacional de Leitura, pois tenho a certeza que ajudará jovens confusos com a sua sexualidade. Uma ótima leitura para jovens entre os 14 e 16 anos. Não devemos ter vergonha da nossa sexualidade, Georgia levou o seu tempo, mas focou-se noutras vertentes e descobriu que também se pode amar os amigos.  

Podem adquirir a obra através dos links dos afiliados     

Wook || Bertrand 

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *