Razões para deixares de te preocupar com o futuro
Não paramos de pensar, começa aqui o nosso problema. O querer controlar, o querer saber, o querer de imediato. O nosso problema começa quando ficamos a matutar numa ideia e ficar a pensar nela nunca ajudou. Como é óbvio, só queremos ter sucesso e alcançar os nossos objectivos, mas a nossa capacidade de reflectir pode ser um entrave para a nossa evolução.
Se há coisa pela qual temos a certeza, é que a vida é imprevisível e que há voltas que iremos dar mesmo quando não queremos. Por isso, apresento-te Razões para deixares de te preocupar com o futuro.
# Foca-te no que consegues controlar
Se há coisa que o ser humano não consegue é controlar o futuro. É impossível. Há sempre imprevistos, há sempre alguma coisa que nos deixa de pé atrás ou que não nos deixa de todo concretizar. Pára de gastar tempo nos “se” e foca – te no que consegues realmente dominar. Os teus pensamentos e acções são controláveis, tudo o resto pode sair furado. Não tens o poder de prever o futuro por isso deixa de ser obcecada por ele.
# Visualiza o presente
Se há coisa que aprendemos com o passado é que visualizar o futuro pode dar cabo do presente. Confuso? Quando nos focamos no futuro deixamos de perceber o que se passa à nossa volta. Em vez de nos focarmos em tudo o que pode correr mal, vive o presente e aproveita as coisas boas que acontecem no agora. Não vires a cara ao agora, mas não te deixes apanhar pelo futuro.
A vida é curta e não deves desperdiçar com coisas que podem, ou não acontecer.
# A tua imaginação dá cabo de tudo
Voltamos ao ponto inicial, pensar de mais traz problemas. As preocupações tendem a amontoar como uma bola de neve e o efeito é mais longo do que tu pensas. Uma pequena preocupação pode levar a outra e a mais outra. Quando deres por ti, estarás rodeada de problemas e sem soluções à vista.
Na realidade as probabilidades são imensas e os problemas na nossa cabeça tendem a ser maiores do que são na realidade. Pára! Pensa agora e foca-te naquilo que podes realmente fazer. Chegou a hora de pensar em ti.
# Preocupar faz-te mal
Todos os problemas que tens nessa cabecinha, e os quais não te consegues livrar, na verdade, estão a dar cabo de ti. Aos poucos, a tua capacidade de reflexão, a tua capacidade de decidir e até mesmo o teu sono vão diminuir. Preocupações só trazem stress, e sabes o que traz o stress? Problemas de saúde. O stress engorda. O stress cansa. O stress mata. Senta-te, relaxa e bebe um copo de vinho. – Razões para deixares de te preocupar com o futuro.
# Luta por o que queres, AGORA!
Em vez de te preocupares com o teu trabalho, com a tua família ou com o que vai ser o jantar… Vai à luta pelos teus sonhos e faz alguma coisa para isso. Quebra os teus maus hábitos
Luta pelo teu trabalho de sonho, pensa em subir na carreira, conecta-te com as pessoas certas mas sobretudo usa o teu tempo para melhorares a tua vida e deixa as preocupações de lado.
A vida é simples, para quê complicar… Por isso anda estragar-me os planos
10 comentários
Marisa
Estava a precisar de ler isto. Obrigada por este post 🙂
Tim
De nada Marisa 😉
Volta sempre
Andreia Morais
Sinto que o nosso grande problema é mesmo focarmo-nos naquilo que não podemos controlar. E isso retira-nos energia para nos dedicarmos ao que está ao nosso alcance.
Temos que aprender a viver mais o agora. Claro que ponderar as coisas e pensar a médio ou longo prazo ajuda a organizarmo-nos, mas não podemos esquecer o que se passa a tão curto tempo
Tim
Tens toda a razão Andreia, focamo-nos no que não devemos em vez de aproveitarmos o que temos agora.
Beijinhos
Mary
Acho que o principal problema é pensarmos demais naquilo que de momento não podemos fazer ou perceber, acabamos por querer controlar tudo e descontrolamo-nos interiormente. Embora não seja sempre fácil, porque não é, temos de aprender a focar-nos mais no que estamos a fazer e a viver no momento, de forma a não nos martirizarmos tanto.
Gostei do post, beijinho
Tim
Obrigada Mary e obrigada pelas tuas palavras 😉
o ultimo fecha a porta
Hoje mais que nunca temos que mediar muito bem as nossas preocupações precisamente porque não conseguimos controlar. Incrível a fragilidade do ser humano. De repente não sosmos nada, não inteligência artificial ou ciência que nos valha.
O melhor remédio é como dizes pensar positivo e no que conseguimos controlar 🙂
Tim
“Fortune never smiles on those who say no”, levamos a vida demasiado a sério 😉
Simple Girl
Excelentes dicas 🙂
Tim
Obrigada 🙂