Devaneios da Tim,  Dicas à la Tim

Um veneno chamado Açúcar

O facto de termos abusado nos doces na passagem de ano e no Natal não significa mais 5kg na balança, mas se continuamos a abusar, isso sim, vai-nos trazer problemas.O melhor a fazer é parar por um tempo de comer porcarias e tentar normalizar a nossa alimentação. 
Já há muito que queria fazer este desafio a mim mesma e acho que chegou a hora. Durante 3 meses vou tentar retirar por completo o açúcar das minhas refeições, tudo o que seja chocolates, bolos e açúcar amarelo ou branco vai à vida. Se em 3 meses sentir-me melhor e vir que vivo sem açúcar, continuo. Porque esta decisão? Desde Maio de 2013 que tenho reduzido a quantidade de açúcar que consumia. Bebo café e chá sem açúcar. As receitas dos bolos levam só 1/3 do açúcar e o sabor é o mesmo. Chocolates? Esses nem posso vê-los, recebi uma caixa de Raffaello’s e comi cerca de 10 bombons (sim 10), ao ponto de enjoar a chocolate branco. Os refrigerantes? Já me dão vômitos, e só me provocam dores de barriga. 

Comprei há dias uma revista – Lux Woman – que trazia uma reportagem sobre o açúcar -” Veneno Silencioso”. Sabiam que ingerimos perto de 35 Kgs por ano, há 5 anos o consumo era de 33 Kgs. Mas isto não é nada comparado com a média europeia de 45 – 50 Kgs. 
Ainda não estão chocadas? Um estudo universitário refere que crianças de 10 anos já tinham comido tanto açúcar como uma pessoa de 80 anos ao longo de toda a sua vida.
Mas não foi só o artigo que me abriu os olhos, mas sim os diabetes que já chegaram à minha família. Se fizer este esforço sei que estou a fazer bem a mim mesma. Tudo bem que de vez em quando sabe bem comer um chocolate mas não é todos os dias tá bem? O açúcar é considerado uma dependência, tal como as drogas, mas esta é silenciosa e nós pensamos que ela é inofensiva, mas não é.  

E vocês, são capazes de se juntar a mim? 

14 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *