Fracassos 2020 | Objectivos 2021

Mais um ano novo, mais um Fracassos 2020 | Objectivos 2021. Devia era ter vergonha na cara e parar de definir objectivos que sei (ou não) que não vou conseguir cumprir. Sou daquele tipo de pessoa que acredita no poder de ano novo, vida nova.

 Antes de iniciar a longa lista de objectivos, convido-vos a ver o vídeo dos objectivos de 2020. Confesso que estava à espera de um cenário bem pior, mas consegui cumprir 3 objectivos pessoais dos 5 que tinha definido. No que diz respeito aos objectivos literários… Prefiro esquecer. Acho que todos nós vamos jogar a carta –  Tive um ano de merda. – e definir novos objectivos, porque o que seria um ano novo sem objectivos novos?

– Comprar 1 livro por mês –

Em 2019, decidi que não gastaria mais do que 150 euros em livros e consegui alcançar esse objectivo. Agora decido que só poderei comprar 1 livro por mês, se nesse mês não comprar nenhum, então no mês a seguir poderei comprar 2. Não posso, é comprar todos de uma vez, se quiser comprar 3 livros num mês, terei de “guardar” meses para o poder fazer. Lá terei de ponderar as minhas compras mas sei que o faço para o meu próprio bem. Tenho a certeza que uma certa pessoa me irá enviar mensagem a dizer – tens mesmo a certeza? Tenho, Izzie!

– Criar um caderno de leituras –

Desisti do Bullet Journal e voltei a usar uma agenda mas sinto falta de escrever as minhas opiniões literárias. Sim, escrevo-as aqui no blog, mas sinto falta de escrever as emoções que vou sentindo ao longo da leitura e quem diz emoções diz spoilers!  Vi um livro de leituras à venda, mas confesso que o preço fez-me mudar de ideias. Por isso, decidi comprar um caderno e editá-lo à minha maneira.

– 50 livros –

Já perdi a conta das vezes que coloquei este “sonho” na minha lista de desejos e volta para a minha lista de objectivos 2021. Já tenho vergonha de escrever – Ler 50 livros – mas é um objectivo que quero e vou alcançar… Se não for este ano, então desisto de vez, podem ter a certeza! Mais um Fracassos 2020 | Objectivos 2021.

– Projectos –

– Passeios literários –

Este projecto surgiu através de um artigo que li numa agenda cultural que estavam a distribuir no metro. Mostrava alguns sítios que eram visitados habitualmente por escritores. Nunca fui à Casa de Fernando Pessoa, tão pouco à Casa dos Bicos de Saramago, o que revela que sou uma vergonha a nível cultural. Mas não são só locais que quero abordar, mas sim livrarias com história. Quero visitar livrarias solidárias, antigas e alfarrabistas (os que restam vá) de Lisboa e arredores. Conhecer novos cantinhos e as pessoas que por lá trabalham. Acredito que seja um projecto que me vá dar um certo gozo e trabalho, mas que valerá a pena.

– Ler os Herdeiros de Saramago –

Para os mais desatentos, a Rtp1 passou uma série literária chamada “Os Herdeiros de Saramago”.  Após ver alguns episódios soltos (mentira, fui directa ao do José Luís Peixoto ao de Valter Hugo Mãe e ao de João Tordo) percebi que deveira ler mais autores portugueses. Nada melhor que pegar nesta série e pô-la em prática. São no total 11 escritores que venceram o prémio, e lerei cada mês um livro e no último mês nada melhor que o próprio José Saramago.

Ao ouvir o Podcast da “Anatomia do Livro” descobri que o Literacidades também está a fazer este projecto!!!

– Ler a dois – Elena Ferrante

Queria lançar-me no mundo das leituras conjuntas e calhou em conversa com a Carlita lermos alguma coisa juntas. Acabámos por ler as duas Jane Eyre. A experiência não poderia ter corrido melhor que queremos repetir a dose. Como nos tornámos amigas inseparáveis graças a um livro, nada melhor que lermos a saga “d ‘ Amiga Genial” de Elena Ferrante. (Quem já leu vai perceber). Ela nunca leu, mas eu já, e quero muito reler a história. Convidamos-vos a juntarem-se a nós. Fiquem atentos ao canal, sairá um vídeo no dia 10.01 a explicar o projecto.

– Vídeos ao Sábado / Domingo –

No dia do meu aniversário, o meu irmão surpreendeu-me ao oferecer-me uma máquina fotográfica mas com a condição que publicaria mais vídeos no canal. Ele diz que não me segue, mas tenho a certeza que espreita quando pode, ou quando se lembra. Quando criei o canal nunca pensei que me aguentasse tanto tempo (já lá vão 3 anos) mas não sou a pessoa mais regular no que diz respeito a publicar vídeos. Agora que tenho este brinquedo novo, quero comprometer-me a publicar mais conteúdos.  

– 700 subscritores –

Gostava de vos dizer que não ligo muitos aos números, mas estaria a mentir-vos. Quero levar o canal mais a sério e isso implica criar bons conteúdos e ser mais regular nas minhas publicações. Como é óbvio isso irá atrair novos subscritores. Coloco esta meta para 2021. Quero chegar aos 700 subscritores. Estarei a ser gananciosa? Talvez, mas também acredito que poderei lá chegar, mas para isso terei de me esforçar mais.

4 Comentários

  1. Este ano o meu único objetivo é literário. 55 livros. Li 38 em 2020.
    Acho que fazes muito bem em teres objetivos para 2021 e não te culpes por não teres cumpridos todos os objetivos de 2020. Foi um ano diferente e difícil.
    Espero que consigas completar todos os teus objetivos. Beijinho 😘

  2. Força nessas corridas. Treinar, ganhar resistência para depois descer a liberdade!

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*