Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias,  Penguin House

“Felicidade” de João Tordo 

Estamos numa época de mudança e a liberdade encontra-se ao virar da esquina. “Felicidade” de João Tordo apresenta-nos a história de um rapaz de 17 anos que se perde de amores por Felicidade, uma das trigêmeas Kopejka. As trigêmeas Kopejka são conhecidas pela sua beleza e pela sua determinação. Por onde elas passam, ouvem-se suspiros e provocam olhares de inveja e de desejo. Ele sempre se sentiu atraído por Felicidade, e quando menos espera, consegue convidá-la para sair. Poderia ter sido a melhor noite da sua vida, mas tornou-se na noite que ninguém irá esquecer. 

Sinopse da Penguin House  

Tinha altas expectativas para o livro “Felicidade” de João Tordo. Quem me conhece, sabe que o João Tordo é um dos meus escritores favoritos. Foi pela sua escrita melancólica que me tornei sua fã. Talvez tenha feito o erro de ter lido três livros de seguida do autor (mais conhecido por desgaste do leitor) ou talvez tenha sido um mau momento. Talvez não. Este livro não foi de todo uma boa leitura para mim. Confesso que esta foi a obra que menos gostei do autor. As razões que me levaram a não gostar da obra são variadas, a insistência do passado, as asneiras que o protagonista fez e que não aprende com elas e ainda as volta a repetir. O acto sexual que várias vezes é descrito, que a meu ver, não havia necessidade.  E o final? Para mim, estragou tudo. No entanto, compreendo o porquê de o autor ter escrito assim a história e de a ter terminado assim. Não faria sentido de outra forma.  

Não gostei e tenho pena. Há livros que por muito que queiramos gostar, temos de admitir que nem sempre acontece. Há livros que muitos vão gostar e tu não. Com esta opinião o que vos quero dizer é que lá porque toda a gente gostou, não significa que vás gostar também. Não tenhas medo de o dizer. E acreditem que foram muitas as mensagens que troquei com outras pessoas, e muitas foram as que não perceberam o porquê de não ter gostado do livro. Não tem mal nenhum. Acontece. Mas também não é por isso que vou deixar de ler livros do autor. Entretanto, depois “Felicidade” de João Tordo já li “Naufrágio” e “Águas Passadas”.  

Podem adquirir a obra através dos links dos afiliados      

Wook || Bertrand 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *