Bons Vícios,  Dicas à la Tim

As 10 perguntas “parvas” que se fazem quando se vai à nutricionista

– Quantos quilos posso perder por semana? – O pessoal que faz esta pergunta não teve pressa de engordar mas está cá com uma pica para emagrecer. O que acontece na maioria das vezes é emagrecerem tudo e depois acabam por perder o hábito saudável e voltam a comer merdas e deixam o exercício físico de lado. Mais vale pouco mas definitivo, não?

– Posso comer chocolate? – Esta pergunta é geral. Poder podes, mas com moderação e não em abuso – por exemplo, uma tablete de uma vez só vez. O chocolate preto ajuda a acelerar o metabolismo e de vez em quando não faz mal nenhum.

– Posso deixar de comer pão? – Os hidratos de carbono também fazem falta, mas antes de os deixares de vez, fala com a tua nutricionista, ela vai indicar-te outros alimentos que poderão substituir o pão.

– Tenho mesmo que deixar o álcool? – Deixar, deixar, deixar não, mas é tal e qual como o chocolate. Sempre com moderação. Podes continuar a beber aquele copinho de vinho mas quando fores sair com as amigas nada de abusos não só não passas figuras como também poupas uns trocos e é sempre bom relembrar que não precisas de álcool para te divertires.

– Tenho mesmo que fazer exercício? – Se te dizer que vais emagrecer sentada no sofá, acreditas? Dizem os especialistas que grande parte da nossa dieta vem da alimentação e o resto vem do exercício. Uma dieta vem sempre acompanhada de movimento. Jamais uma nutricionista te dirá – “vais emagrecer se comeres só isto”, ela vai indicar sempre mas sempre exercício físico.

– Posso ir ao Mac? – Podes, há lá chá para ti. Há rumores que um hambúrguer vegetariano está a caminho, são boas notícias. Mas há também sempre outras opções de restaurantes de fast food. Há o Vitaminas, há a Companhia das Sandes e há sempre uma casa das sopas. És tu quem decide onde deves comer. Ok, podes ir ao Mac, mas de 15 em 15 dias… Mas tenta alterar isso, ok?

– O que devo comer num restaurante? – Como já disse no ponto anterior, há sempre outras opções. Se somos convidadas a ir a um jantar da empresa, tenta encher o prato de salada e depois vais à proteína. Se as nossas amigas querem ir lanchar, tenta escolher opções saudáveis. Se elas comem Mac às 18h, opta por um chá e um pacote de bolachas. Ok, parece estúpido mas estás a fazer a escolha correcta. Lá porque os outros comem fast food como lanche não significa que devas fazer o mesmo.

– Em caso de fome, o que devo comer? – Há sempre bons snacks para afastar a fome repentina. Bolachas de milho, queijo babybel, sementes entre outros. Opta por fazer refeições de 3 em 3 horas e vais ver que essa fome acaba por desaparecer.

– Mas as coisas saudáveis são caras, como faço? – Mais vale nisso no que consultas e medicamentos, não é? Bastam 10 minutos para olhares para os folhetos online e perceberes onde há boas promoções. As marcas brancas também são boas, acreditem ou não, mas os iogurtes sólidos magros da marca continente são os melhores que andam ai e são 6 por 1.92€. O queijo Quark custa 0,89€ e serve para muita coisa. Percam um pouco do vosso tempo e vejam os folhetos, todas as semanas há produtos saudáveis com muito boas promoções.

– E se engordar? – Não te deixes ir a abaixo e recomeça. Sabes quantas vezes voltei a ver aquele número horrível na balança? Não desisti e não o tenciono fazer. Mexe-te, faz boas escolhas que os resultados um dia vão aparecer, basta acreditar.

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *