Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias,  Topseller

Opinião | Quando a neve cai

Opinião | Quando a neve cai de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle Três histórias. Uma tempestade de neve. Adolescentes apaixonados. Amizades improváveis. Esta é a aventura natalícia que promete aquecer o coração a qualquer leitor.

Sinopse da Topseller

Este livro está dividido em 3 partes. Cada autor pegou na sua história e cada um tem o seu enredo, mas no final tudo se relaciona. Começamos pela história de Jubilee com o conto “O Expresso Jubilee” da autora Maureen Johnson. Esta adolescente vê-se obrigada a meter-se num comboio a caminho da Florida para passar o Natal com os seus avós, tudo porque os seus pais foram presos por desacatos peculiares. Devido ao forte nevão que se tornará na maior tempestade de neve de sempre, Jubilee fica retida no comboio a meio da viagem.

No segundo conto, é-nos contado por John Green e que tem o nome de “Um Milagre de Natal Fantabulástico”. Ele apresenta-nos 3 jovens que querem de todas as maneiras ir à Waffle House, que fica relativamente perto da casa dos jovens. Entre votações e lamurias, o trio acaba por ir, mas de carro. Escusado será dizer o que vai acontecer.

No terceiro e último conto, da autora Lauren Myracle conhecemos a Addie que vive obcecada com os seus problemas que acaba por se esquecer dos seus compromissos. “O Santo Patrono dos Porcos” conta a história da compra de um porco que Addie acaba por se esquecer de ir buscar à loja. Quando se lembra de o ir buscar, já ele foi vendido a outra pessoa.

Quando a neve cai – Filme na Netflix

Agora vocês pensam – Mas afinal as histórias dos três contos nada têm em comum. O que é fora do normal e o que chama a atenção no livro é isso mesmo, as personagens estão unidas por algo, e ao lermos o livro apercebemo-nos que as personagens principais num conto, vão entrar como secundárias nos outros contos.

Como seria de esperar, a escrita muda e percebemos que cada autor quis trabalhar a sua história de maneira diferente, mas a ligação está lá. Também, como é óbvio, haverá leitores que vão gostar mais de um conto do que de outro. Confesso que o 1º foi o que mais me agradou.

É um young adult bem estruturado, pois há sempre o receio de as histórias se perderem pelo meio, ainda me lembro de ter lido o Will & Will e de não ter gostado, pois a escrita e a fórmula dos autores era completamente diferente. Algo que neste livro, não acontece.

 Quando a neve cai é um livro com um cheiro natalício, com muito amor e amizade.

6 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *