Dois é Demais… ou Talvez Não!

O cinema francês está a ganhar cada vez mais a minha atenção e Un profil pour deux ou Dois é Demais… ou Talvez Não! de Stéphane Robelin promete ser um filme romântico e completamente diferente ao que estamos habituados.

Após o falecimento da sua esposa, Pierre (Pierre Richard) nunca mais foi o mesmo. Ele torna-se num velho rabugento solitário. A sua filha começa a ficar preocupada e decide contratar alguém para o ajudar.

Alex (Yaniss Lespert) é um jovem sem futuro que nem trabalha, nem estuda.  É um completo desinteressado pela vida que vive à conta da sua namorada. Ela farta de o aturar, mete Alex à procura de trabalho e nada melhor que ensinar o senhor Pierre a usar um computador.

Entre Pierre e Alex nasce uma estranha amizade. Após várias aulas, Pierre lança-se para os sites de encontros- Cria um perfil falso, usando a fotografia de Alex, sem este o saber. Pierre encontra Flora e acaba por marcar um encontro… pede a Alex que o leve a Bruxelas e que vá por ele. E é aqui que começa a comédia. 

Já sei o que vocês estão a pensar, mais um filme francês. Sou fã, admito. O drama do romantismo e a comédia que lá se encontram pelo meio são as características normais do cinema francês. Confesso que cada vez mais me perco em comédias românticas, e se for na língua do amor, encore mieux.

A história de Pierre e Alex deixou-me com dores de barriga. A personagem de Pierre tem um crescimento ao longo da trama, mas a personagem de Alex não deixa de ser aborrecida. Já conhecia o actor da série “Fais pas si Fais pas ça” e o seu registo continua o mesmo, sem qualquer tipo de emoção no olhar. Ficamos até com a sensação do desinteresse que o actor tem pela arte.

Dois é Demais…ou Talvez Não! é um filme simples com uma mensagem bonita – Nunca somos velhos de mais para voltar a amar. – Bonito, não acham? É claro que o filme tem os seus defeitos, e um deles é mesmo a personagem de Alex, sem história ou acção.

Aproveito também para fazer publicidade não paga, pouco menos patrocinada à Festa do Cinema Francês que começa dia 8 de Outubro… É possível que vá 😉

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*