Ler Faz Bem e os seus benefícios

Ler Faz Bem e os seus benefícios, foi escrito a pensar nos futuros leitores, ou booktubers preguiçosos como eu. Ler não é apenas um hobbie divertido. Não é só uma maneira de passar o tempo enquanto vamos nos transportes ou estamos na piscina de férias. Ler traz benefícios que podem ajudar a tornar-nos em mulheres de sucesso.

#1 – É uma fonte de inspiração

Nada é melhor que um livro autobiográfico de alguém que lutou pelos seus sonhos. Ler sobre os desafios e sucessos de alguém pode ser verdadeiramente motivador. Pode ser a inspiração que tanto nos falta para alcançarmos a meta que tanto queremos.

Sugestões – Becoming de Michelle Obama ou Miúda, Pára de arranjar desculpas de Rachel Hollis

#2 – Ajuda-nos a relaxar

Trocar as redes sociais por um livro pode provocar em nós uma descontração que tanto precisamos. Passar o dia inteiro em frente a um ecrã pode ser desgastante, mas ler um livro antes de dormir pode ser uma solução mais calma para o nosso sistema nervoso. Ler durante 10 minutos ajuda a reduzir o stress, o stress incomoda a nossa felicidade, mas a leitura deixa-nos relaxadas.

Um estudo britânico mostra que os leitores têm menos de 21% de probabilidade de experimentarmos sentimentos depressivos. Os livros são o caminho para a nossa felicidade- Ler Faz Bem e os seus benefícios

Sugestões – Nos Sapatos de Valéria de Elísabet Benavent ou A educação de Eleanor de Gail Honeyman

#3 – Expandir o nosso vocabulário

Ler livros noutras línguas ou até mesmo na nossa, pode nos ajudar a expandir o nosso vocabulário. Por exemplo ler clássicos, ler Jane Austen em inglês pode ser um bom desafio e ainda podemos aprender todo um vocabulário digno da realeza. Ou ler em francês para nos estimular.

Sugestões – Jane Austen ou The Perks of being a Wallflower de Stephen Chbosky

#4 – Traz mais conhecimento

Ler torna-nos mais inteligentes, é um facto. Folhear o jornal, ler livros ou até ler blogs pode trazer algum conhecimento à nossa pessoa. Aprender factos engraçados ou aprofundar os nossos conhecimentos para benefício do nosso trabalho devia ser obrigatório.

Ler fará com que olhemos para as coisas mais analiticamente de forma a resolvermos os nossos problemas mais rápido.

Sugestão: Guerra e Paz de Liev Tolstói

#5 – Manter o foco

Os dois requisitos obrigatórios para se ler são paciência e empenho. Para se ler é preciso foco e evitar distrações. A habilidade de foco é beneficial para a nossa vida pessoal e laboral, a nossa produtividade agradece e ajuda-nos a terminar as listas de To do List. Ler mais ajuda-nos a definir objectivos e a alcançá-los.

Sugestão : Aqui vai uma ajudazinha para combater os hábitos não produtivos.

#6 – Escreverás melhor

A leitura e a escrita serão sempre aliadas. Para escrevermos melhor, precisamos de ler mais. Ler com regularidade ajudará a termos um discurso mais sucinto e com melhor qualidade.

Sugestões : Afonso Cruz ou João Tordo  

#7 – Memória activa e Mente aberta

Não é só o nosso corpo que precisa de exercício regular, também a nossa memória precisa de ser trabalhada. Ler ajuda-nos a manter a memória mais activa e ajuda na arte de improvisar. Tal como os jogos de Sudoku e Palavras Cruzadas. Segundo vários estudos, ler Harry Potter torna-nos mais tolerantes e menos preconceituosos devido à leitura.

#8 – Melhora a empatia

Teremos mais consciência das situações sociais. Teremos mais empatia e uma habilidade crítica. Seremos capazes de identificar e aliviar problemas que podem ocorrer. Ao ler começamos a compreender as personagens, complexas por vezes, e torna-nos em pessoas mais compreensíveis. Ou seja, não haveria guerras se todos lêssemos um bom calhamaço.

Sugestão: Anna Karénina de Lev Tolstoi

#9 – Ajuda-nos a processar a realidade

As obras de ficção são o melhor exemplo. Eles lidam com o futuro e ajudam-nos a compreender as suas mudanças e como podemos viver com ela. Temos o exemplo de como viver com o vírus.

Sugestões: Todas devemos ser feministas de Chimamanda Ngozi Adichie

2 Comentários

  1. Ler só faz mesmo bem! Assino por baixo cada referência *-*

  2. Desde a pandemia que quase não leio. Comecei há duas semanas a ler o primo basilio do eça de queirós. 🙂 Li os primeiros capítulos. Agora tenho de continuar.

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*