Arena,  Companhia das Letras,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

Top 8 | Piores Leituras de 2021

Este ano enchi-me de coragem e apresento-vos o meu Top 8 | Piores Leituras de 2021. O facto de não ter gostado destes livros, não significa que vocês não possam gostam. Não senti qualquer relação com estas obras e algumas delas revelaram-se desagradáveis leituras. Entre uma rapariga que não sabe o que quer, a uma irmã que mata namorados como se fosse normal… bem digamos que são livros que não irão ficar nas minhas estantes por muito mais tempo.  Mas já estou a divagar novamente, vamos lá para o Top 8 | Piores Leituras de 2021. 

“Estás aí?” de Dolly Alderton – Fui com altas expectativas. Conhecia a autora das redes sociais e sempre a achei um pouco de Carrie Bradshaw, mas o seu livro… Para começar a personagem principal enervou-me em todos os sentidos. É aquele tipo de mulher que se fosse minha amiga já tinha levado um sermão. Apesar de muitos acharem que a história é bastante actual, não senti nada de nada. Spoiler! Se um gajo desaparece 1x… vai acontecer novamente, amiga!!!! 

Uma desistência literária para mim foi “Indomável” de Glennon Doyle, o que muitos acharam uma leitura reveladora eu achei uma leitura muito, bastante até, repetitiva. Ia na página 70 do livro quando pensei que não podia continuar. Talvez não seja um livro indicado para mim, mas achei muito dentro da vibe de “Comer, Orar, Amar” , e não consegui terminar.  

Não sei onde tinha a cabeça quando aceitei a recomendação da LauLau, pois estava bem explicito na sua mensagem que tinha sido o pior livro que ela alguma vez tinha lido – “A Minha Irmã é uma Serial Killer” de Oyinkan Braithwaite . A sinopse do livro promete muito, mas o livro é uma decepção. Mais tarde, vim a descobrir que a Pam Gonçalves também odiou o livro. Por isso, o livro está no meu Top 8 | Piores Leituras de 2021. Spoiler! É um livro “aclamado” pela comunidade do Booktube, mas que a mim não me convenceu… 

Durante o ano de 2020 a Manganet decidiu criar um grupo literário e eu decidi juntar-me. Comprei o último livro que ela lançou de desafio e não podia ter sido mais surpreendida pela negativa. Toda a história é confusa, começa com o falecimento do avô e os seus 3 netos terão de “refazer” a roadtrip, se querem receber a herança. Não sei o que se passou na cabeça da escritora, mas de repente estamos num massacre total. O livro que estou a falar é “He Started it” de Samantha Downing.  

Todos me falam de João Reis e que devia de começar a ler os seus livros. Peguei no “ Se com pétalas ou Ossos” na esperança de vir a gostar. Talvez por culpa minha, comecei pelo livro errado. Não me senti ligada à história e senti que estava a arrastar uma leitura que iria ser meh… decidi deixar de lado e voltarei a ler João Reis quando me sentir preparada. Não devia considerar no meu Top 8 | Piores Leituras de 2021 mas sim mais uma desistência.  

Fui abordada pela Sara Laranjo para comprar o seu livro. Achei uma premissa interessante e achei mesmo que iria ser surpreendida pela jovem escritora. “Uma vida marcada por cartas” começa com um erro grave (a meu entender) logo nas primeiras páginas. Falha da escritora e da editora. A história está pouco desenvolvida, mal explicada e precisava de um braço direito na edição. A Sara sabe escrever, mas a história precisa de mais caracterização e detalhes. Falta de pesquisa, mas sobretudo de desenvolvimento são para mim erros que não devem acontecer. 

Ele também se encontra no meu Top 8 | Melhores leituras de 2021, ele é um dos meus escritores favoritos e talvez esta seja a sua pior obra (a meu entender). Tinha altas expectativas com o livro “Felicidade” de João Tordo que caíram por terra. Pensei mesmo que o escritor fosse escrever sobre amor… mas este amor é uma tragédia grega. Enquanto que grande parte do Booktube e Bookstagram adorou a obra…. eu odiei, mas nem todos podemos gostar no mesmo.  

Por último trago o livro “Os sonhos não têm teto” de David Carreira, não é que tenha sido uma má leitura, mas a nível de conteúdo nada de novo nos traz. Um livro cheio de imagens e com um cheiro um pouco incómodo devido aos químicos da tinta. Antes que comecem, ofereci este livro a uma pessoa cá de casa e não consta nas minhas prateleiras. 

Fica aqui registado meu Top 8 | Piores Leituras de 2021, aguardo os vossos comentários e as vossas piores leituras. Confesso que a nível de leituras de 2022 já conto com duas desistências, uma leitura que me deixou KO e um outro que me pergunto como é possível ser considerado um “bom livro” 

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *