Devaneios da Tim,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias

5 Recomendações Livrescas

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e nada melhor que vos presentear com 5 Recomendações Livrescas. As obras que vos trago, são histórias que continuam no meu pensamento e que me marcaram de alguma forma. Desde Eleanor e a sua forma estranha de ser, à amizade entre duas napolitanas e uma história de amor em tempo de Guerra Fria. São estes os livros que guardo com muita estima, que merecem e devem ser lidos uma vez na vida, e repetir as vezes que forem necessárias.

Começo com “A Educação de Eleanor” de Gail Honeyman, a Eleanor foi uma personagem que me tirou do sério logo no início da história. Com características peculiares a narrativa prende o leitor e temos o prazer de ver a evolução e o crescimento de Eleanor. Tive vontade de a abraçar no fim e quero muito saber como ela está nos dias de hoje. Sim, sou daquelas que sonha com a continuação da sua história, mas que sabe lá no fundo que não a terá.  

Como já é do vosso conhecimento, a Izzie recomenda-me livros e um deles foi “O menino de Cabul” de Khaled Hosseini. Se existe livro que me deu um valente murro no estômago foi este. Não é fácil. Não é para todos. É preciso ler este livro com atenção. Todo ele é um círculo de emoções. Mexe em assuntos pesados e assuntos tabus. Se estão habituadas a livros leves e simples, é bom que estejam preparadas mentalmente. É uma obra que vos levará a pensar e a repensar nas vossas atitudes. 

Se há autor português que merece estar nas minhas 5 Recomendações Livrescas é Afonso Cruz e a sua mais recente obra “Sinopse de Amor e Guerra”. Li este livro o mais devagar que pude e soube que seria um dos meus favoritos este ano. Posso mesmo vos dizer que é a sua melhor obra e talvez ultrapasse o “Para onde vão os guarda-chuvas”. Uma história de amor em tempos de Guerra Fria com um acontecimento inesperado.  

Não seria eu se não colocasse aqui a “A Amiga Genial de Elena Ferrante. Passaria horas e dias a explicar-vos esta história e o quanto ela é mágica para mim. Mas confesso que não é uma história para todas. A amizade entre Lenú e Lila mexe com o leitor, e chega a deixar os nervos à flor da pele de tanto drama napolitano. O ano passado fiz uma releitura e vibrei juntamente com o #GangdasBambinas. 

Por último trago-vos uma história intemporal “O Principezinho” de Antoine de Saint – Exupéry. Tal como está descrito no site da Leya, “O Principezinho” é um dos livros mais traduzidos e lidos em todo o mundo. A história de um rapazinho com cabelos cor de ouro e de um piloto perdido do deserto vai encantando geração atrás de geração. Só um coração puro e cheio de alegria pela vida é que conseguiria expressar, de forma tão terna, um dos laços mais importantes da existência: o amor. 

São estas as minhas 5 Recomendações Livrescas, espero ter-vos cativado e não deixem de partilhar nos comentários as vossas recomendações. Não deixem de festejar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, mimem-se, comprem um livro e não queiram fazer parte dos 61% dos portugueses não leram um livro em 2020.  

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.