Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias,  Penguin House

“A Profeta” de Maria Francisca Gama 

“A Profeta” de Maria Francisca Gama conta-nos a história de Mariana, uma jovem solitária. Tal como qualquer jovem ela não gosta do seu emprego. Passa os dias na esplanada, acompanhada pelo seu whisky, cigarro e com um livro misterioso. 

São várias as pessoas que passam por ela, e com ela desabafam a sua dor e sofrimento. Mariana não consegue evitar, sente-se mesmo atraída pelo sofrimento delas, e ajuda quem mais precisa, através de um frasco que contêm um líquido infalível. Ao ajudar estas pessoas, Mariana acredita estar a eliminar a maldade no mundo e são várias as pessoas que lhe ficam eternamente agradecidas.  

Sinopse da Penguin Random House 

Sabem quando olham para um livro, e sem nada saber sobre ele ficam com a sensação – Vou gostar de certeza deste livro. “A Profeta” de Maria Francisca Gama foi o escolhido.  

Os capítulos estão divididos por personagens que passam pela vida de Mariana, nesses mesmos capítulos conhecemos a vida de cada uma delas e sem qualquer julgamento, a personagem principal recolhe desabafos e tenta compreender o lado delas. Mariana sente a necessidade de as ajudar a colocar fim ao seu sofrimento, através de uma garrafa que contêm algo infalível.  

Ao longo do livro são várias as reflexões feitas, sobre o bem e o mal, sobre a bondade e a inveja, sobre o que é certo e o que é errado. Uma leitura que nos vai deixar a pensar nos nossos actos diários e quiçá, numa próxima vez, mudar para o que é certo, sem questionarmos a maldade. A autora numa entrevista dada ao Notícias de Leiria revelou – “Neste livro fiz uma reflexão sobre a fé, sobre o Bem o Mal, e sobre a vingança feita pelas próprias mãos” 

E nada melhor que terminar esta opinião com a seguinte citação da obra – “Um bom livro dá-nos muito mais do que aquilo que demos por ele, o preço não faz jus à imensidão de coisas que aprendemos, à avassaladora informação a que temos acesso” 

Sobre a autora

Esta não é a sua primeira obra literária, começou aos 14 anos a publicar o seu primeiro livro “Em troca de nada” e aos 17 anos “Madalena”, ambas pela Chiado Editora. Como se costuma dizer, à terceira é de vez e a Penguin Random House agarrou nesta jovem autora e publicou a sua obra mais recente “A Profeta”.  

Veio para Lisboa aos 17 anos para ingressar no curso de Direito na Faculdade de Lisboa. Teve oportunidade de estagiar num escritório de advogados e exercer a sua profissão. Maria Francisca Gama não ficou só por aqui e voltou aos estudos, desta vez, para um curso de Comunicação. Paralelamente a isto tudo, ela escreveu “A profeta”. Actualmente continua a escrever, dá aulas e está a estagiar como produtora na Mega Hits. Ainda li algures que ela quer voltar a Leiria (sua terra natal) e ingressar na política, estamos perante a mulher dos 7 ofícios.  

Podem adquiri a obra através dos links dos afiliados  

Wook || Bertrand

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *