Opinião | Estar vivo aleija de Ricardo Araújo Pereira
Estar vivo aleija de Ricardo Araújo Pereira | Este senhor dispensa apresentações. Rádio, Tv e Imprensa, este homem não pára e nem têm intenções de o fazer. A sua capacidade de escrita e a facilidade em decorar citações, deixa-me cada vez mais rendida à sua pessoa. Todas as semanas a sua crónica para a Visão é de leitura obrigatória, confesso que me desloco à papelaria mais próxima para abrir na última página e ler. Não o devia fazer, mas o Sr. Pios já me conhece e já diz que a cliente chata está sempre a ler.
O seu humor e a sua intelectualidade encontram-se em cada folha deste livro. Apesar de o Champion escrever maioritariamente crónicas, ele foi convidado pelo Jornal brasileiro Folha de S. Paulo a ter a sua crónica e a conquistar ainda mais o público brasileiro. Português de Portugal ele está acostumado, mas Português do Brasil a história já é outra. Mesmo assim, demonstra rápida adaptação e ainda escreve sobre algumas diferenças entre os países irmãos.
Existem histórias repetidas, outras já ouvidas na rádio ou até contadas em Tv, mas também existem outras crónicas que não têm assim tanta piada, mas o Ricardo Araújo Pereira agarra em acontecimentos da sua vida monótona e transforma-as em verdadeiros quebra-cabeças.
Consegue enxovalhar um sujeito sem nunca ser mal-educado, como é o caso da sua mulher que lhe danifica os livros, ou mesmo referindo várias vezes ter falta de amigos, pois não consegue controlar o seu “mau-feitio”. Este senhor têm o mesmo gosto musical do que eu, qual é o meu espanto quando descobri uma crónica intitulada “Edith Piaf” – escusado será dizer que é a minha favorita.
Um livro recheado de humor e sensatez, uma boa sugestão para os Domingos à tarde. – Estar vivo aleija de Ricardo Araújo Pereira
2 comentários
Joana Grilo
É um livro que quero muito ler, mas dele ainda só li o “A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar”!
Tim
Olá Olá!!
Tudo o que o Ricardo escreva merece ser lido. Depois diz-me o que achaste.
Beijinhos