Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias,  Penguin House,  Topseller

“A biblioteca da Meia-Noite” de Matt Haig

“A biblioteca da Meia-Noite” de Matt Haig é-nos apresentada Nora Seed uma jovem adulta que tem sonhos. Sonha em ser pianista, em ter a sua própria banda, sonha conhecer o mundo… Mas a realidade de Nora é, ser professora de piano, trabalhar numa loja de música e viver deprimida que nem o seu gato Voltaire a deixa feliz. Nora Seed está farta de ver a vida a acontecer aos outros. Vive numa depressão constante que no dia em que é despedida decide colocar o seu plano em prática e comete suicídio. 

Nora encontra-se no limiar da vida e da morte e lá existe uma biblioteca. Nessa mesma biblioteca, Nora reencontra a Sra. Elm, a bibliotecária dos seus tempos de liceu. Com ela relembra os tempos em que era feliz e a Sra. Elm explica-lhe o que Nora está ali a fazer.  

Ela tem a oportunidade de reviver momentos chave da sua vida e poderá ver o que poderia ter acontecido se tivesse feito outras escolhas. Nora Seed nadadora olímpica. Nora Seed pianista do mundo. Nora Seed terá a oportunidade de viver várias vidas, mas será que Nora quer viver?  

Sinopse da Topseller 

“A biblioteca da Meia-Noite” de Matt Haig é um young adult que aborda temas tabu como a depressão, a ansiedade e o suicídio. Um livro que deixa o leitor a pensar nas suas escolhas e nos seus arrependimentos. Com uma forte mensagem, Matt Haig mostra-se um escritor nato e deixa a sua marca em todo o livro. Li recentemente a sua outra obra “Razões para viver” e ele utiliza a escrita como um refúgio da sua angústia. É notável o seu cunho pessoal na história e o sofrimento da personagem Nora sente-se como se fosse nosso. Dei por mim a chorar com a personagem e a reflectir em comportamentos do meu passado. Um livro que já esteve nos Tops e com motivos para tal. Apesar de ser um “Jovem- adulto”, é um livro que não devemos deixar de lado, nem que seja para percebermos como funciona uma mente depressiva. Se quiserem saber mais sobre depressão, ataques de pânico e ansiedade, “Razões para viver” vai-vos dar uma outra perspetiva e vai-vos fazer pensar que “o problema está na tua cabeça, não penses nisso” não é de todo o melhor conselho.  

Para finalizar a opinião de “A biblioteca da Meia-Noite” de Matt Haig, convido-vos a reflectir sobre o seguinte “Se tivesses a oportunidade de voltar atrás nos teus arrependimentos, farias alguma coisa de modo diferente?” e “Se pudesses escolher a melhor vida para viver, o que farias?” 

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *