Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias,  Relógio D'Água

“O Pecado de Porto Negro” de Norberto Morais

“O Pecado de Porto Negro” de Norberto Morais passa-se em Porto Negro, capital da ilha de S. Cristóvão. Apesar de ser uma cidade muito movimentada, devido ao seu Porto, todos os que por lá habitam se conhecem e sabem sempre das últimas. Comecemos pela Ducélia Trajero, uma jovem rapariga que vive à sombra das regras do seu pai, o açougueiro da ilha. O seu pai protege-a como se fosse um tesouro valioso e poucos são aqueles que ousam se aproximar da jovem moça. Pobre rapariga quer viver a sua vida, mas quase que não pode sair de casa sem avisar para onde e com quem vai.  

Já Santiago Cardamemo é o bom malandro da ilha de Porto Negro. Para grande mal da sua tia, ele perde-se num bom rabo de saias, mas diz ela que o moço não deixa de ter um bom coração. Gosta de frequentar o Bordel “Chalet d’Amour, e dizem as más línguas que é um bom freguês e tem bons atributos. Mas com tanto sucesso há quem inveje a sua sorte, como o pobre do Rolindo Face.  

Rolindo Face há muito que nutre uma grande paixão por Ducélia, ao ponto de ter deixado um emprego estável e ter ido pedir trabalho ao açougueiro da ilha. Tudo para poder estar mais próximo da sua amada. Rolindo Face está a ganhar coragem para poder declarar o seu amor, mas a vida troca-lhe as voltas. 

Sinopse da Relógio d’água  

Esta obra está cheia de histórias misteriosas, amores e desamores, mas sobretudo de segredos. A pacata cidade tem muita animação graças ao Bordel, pois são muitos os marinheiros que por lá passam e que trazem histórias além-mar, mas esta pequena ilha de pescadores tem a sua magia e os seus mistérios pelos quais ninguém está à espera.  

Li este livro para o #GangdasBambinas e quando iniciei a leitura pensei seriamente em não o terminar. A história é muita densa e rica em pormenores, dois factores pelos quais não sou (era) propriamente fã. Dá a sensação que estão a encher chouriços, mas na verdade, é tudo uma questão de tempo para percebermos que Norberto só nos está a preparar para uma história arrebatadora. São-nos apresentadas as personagens e as suas vivências. A narrativa pode ser muito lenta ao início, mas quando surge a viragem e o desenrolar da história central, é um correrio de informação que depois é difícil largar. Acreditem que foram muitas as mensagens de “continua a ler”, “tem calma, a Ducélia não é assim tão parva”, “estás quase lá”. A verdade é quando cheguei ao Clímax da história dei por mim a pensar que o escritor Norberto Morais não tem destaque suficiente em Portugal, como outros escritores, apesar de fazer parte do Plano Nacional de Leitura.   

“O Pecado de Porto Negro” de Norberto Morais é só um dos três livros que ele já publicou e estão interligados através de personagens, sendo possível ler os livros em separado e não seguem qualquer ordem.  

Apesar de ter ficado muito apreensiva ao início, este é um autor que quero conhecer mais e saber se uma das personagens por quem tive um especial carinho, terá mais destaque noutra obra sua.  

Podem comprar a obra através dos links dos afiliados  

Wook  

Livro  

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *