“Amor sem Compromisso” de Maria João Gonçalves
“Amor sem Compromisso” de Maria João Gonçalves conta-nos a história de Marisa, uma mulher empenhada no seu trabalho e que faz tudo pelo seu filho Matias. Devido ao seu passado, ela decide fechar portas ao amor e focar-se naquilo que mais ama, o seu filho.
Dinis é um pediatra dedicado à sua profissão e com um humor particular. Apesar da sua cultura e da sua boa aparência, ele não tem assim tanta sorte ao amor.
Ambos se encontram no mesmo hotel, à mesma hora, mas por motivos diferentes. Ele jamais pensaria que uma piada poderia mudar o rumo da sua vida, e sem dar conta, a vida de Marisa também.
Conheci este livro através da Carla Augusto, que me convenceu a ler a obra juntamente com outras leitoras e bookstubers, como também com a própria autora Maria João Gonçalves. Criou-se um grupo de leitura, onde podemos deixar os nossos comentários à medida que íamos lendo o livro. Maria João Gonçalves explicou o seu ponto de vista e como queria que a história fosse escrita. Não vou revelar esse conteúdo, pois só a ela lhe pertence e também porque daria a conhecer alguns spoilers da história. Foi um projecto interessante, pois ter o acompanhamento da autora na leitura mostrou o seu lado mais criativo e de onde lhe surgiu a ideia.
“Amor sem Compromisso” de Maria João Gonçalves é um romance inesperado, mas que tem de levar alguns retoques (já falei com a autora sobre isso). A história dos personagens principais começa com um “Meet Cute” que revela a criatividade da autora. Foi a partir desse ponto que a autora conseguiu a minha atenção. É uma história bem escrita, com descrições qb e com potencial que as editoras portuguesas estão a deixar escapar. Tenho a certeza que se a escritora tivesse tido uma editora a apoiá-la, tal como outros autores que se auto publicam, este romance teria tido um maior destaque.
Mas então, porque é não te arrebatou? Relembro que a história lá por não ter funcionado comigo, não significa que vos aconteça o mesmo. Vou tentar não revelar spoilers. O final às pressas, apesar de muitos romances deste tipo terem finais assim, com muita acção e revelações. O final não é mau de todo, só foi demasiado rápido para mim. Depois se há coisa que me tirou do sério foi a revelação (vou-lhe chamar assim para não revelar mais), sendo a Marisa uma mulher com garra, quando descobre a verdade e apesar das circunstâncias, foi muito suave… Estava à espera de acção! (Maria João fico à espera que deixes a mulher em chamas). E por último, teria dado mais destaque a duas personagens secundárias, pois acredito que uma personagem secundária teria agitado as águas a este romance.
De uma maneira geral, gostei da história e da escrita da Maria João Gonçalves. Foi o livro que me acompanhou num momento difícil em que as personagens Marisa e Dinis me fizeram companhia.
Para quem tiver interesse em adquirir a obra, basta contactar a autora.