Devaneios da Tim,  Dicas à la Tim,  Pedaços da Tim

Viver o Presente

Saber viver o presente é um segredo dos deuses. Esquecemo-nos que para vivermos uma vida plena, precisamos de esquecer e perdoar o passado, mas sobretudo não sofrer por antecipação. Temos de aprender a saborear o presente, com sabedoria e sinceridade – Carpe Diem!

Escolher viver entre o passado e o futuro só prejudica o bem-estar da nossa pessoa, o único momento importante é aproveitar o momento presente.

 # Seguir a simplicidade da vida, permite-nos começar a viver conscientemente no presente. A doutrina do minimalismo dá-nos a possibilidade de perceber o que devemos eliminar na nossa vida. Destralhar permite-nos libertar de certas emoções associadas ao passado e não nos deixam avançar.

# Sorrir é grátis! Todos os dias são dias de novas possibilidades e de novas experiências. Começar o dia a sorrir é abraçar o positivismo, é acreditar no que há de bom, é sermos optimismas em relação à vida, mas sobretudo criar novas expectativas e manter a esperança.

# Apreciar cada momento. Aprender a conhecer os pequenos detalhes, reconhecer o que nos faz bem. Apreciar os sons, os cheiros, as emoções, mas sobretudo apreciar o que de bom a vida nos dá. Por vezes, são pequenos detalhes que nos fazem sentir bem.

# Perdoar o passado. Se há coisa que dói é perdoar, mas não podemos deixar que isso nos perturbe. Se estamos ressentidas com algo que o outro fez e isso não nos deixa seguir em frente, então a solução é perdoar. A culpa foi deles, mas deixar que isso tenha impacto na nossa vida já é culpa nossa. Perdoar não é fácil, por isso, demorem o tempo que for preciso, mas não levem a vida toda – Estás a ler Cátia?

#Amar o nosso trabalho. Houve alguém que uma vez disse “se um dia trabalhares naquilo que amas, não trabalharás um só dia.” Esqueçam a ideia de ter um trabalho só pelo salário. Desperdiçar a vida num trabalho que nos faz infeliz prejudica a nossa mente. Temos 2 opções: Procurar um novo trabalho (ele anda aí, acredita) ou procurar algo que te faça apreciar o que fazes e focares nos aspectos positivos.

#Sonhar com o futuro, mas trabalhar para ele. Sonhar alto nunca fez mal a ninguém, o problema é quando nos ficamos só pelo sonho. Cria metas e planos para o futuro, mas começa hoje. Viver o presente a pensar no futuro. Trabalhar hoje significa alcançar um pouco mais por aquilo que queremos. Não nos podemos deixar ficar pelo sonhar!!!

# Não deixes para a amanhã o que podes fazer hoje. Se estamos a pensar em fazer algo, é para fazer já. Temos a mania de pensar que amanhã será melhor, que amanhã será um bom dia. Manias! Graças a esta pandemia, tudo o que pensávamos ter como garantido, não estava. E se o fizermos já hoje, não o teremos de o fazer amanhã.

# Não te preocupes. Se vivemos rodeadas de preocupações, se nos focamos no que poderá acontecer, podemos pôr em causa oportunidades que acontecem no presente. Não nos podemos que esquecer que o amanhã ainda está por acontecer, e ficarmos a remoer sobre ele não mudará nada. Não podemos deixar de desperdiçar energias com algo que ainda irá acontecer.

Só vivemos um momento de cada vez, é melhor que seja a viver o presente.

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *