7 Hábitos não produtivos e como podem fugir deles

É comum perdermos tempos com coisas meramente desnecessárias, mas há hábitos terríveis que nos fazem perder demasiado tempo, há 7 hábitos não produtivos e como podem fugir deles.

Controlar o nosso dia com to do lists ou maximizar a nossa produtividade devia ser prioridade. Estar ocupada ou estar focada faz parte do nosso dia mas sejamos honestas, há 7 hábitos não produtivos e como podem fugir deles pode ser a tua resposta para teres mais tempo, e como diz o ditado “tempo é dinheiro”, mas para os millennialls é mais “seize the day”.

Telemóvel | Redes Sociais

Aqui me confesso, estou sempre com ele na mão e ligo os dados móveis sempre que posso. Confesso que já me mete fastio. Se me enervo a ver os outros, porque raio o faço também?

Já ninguém vive sem este aparelho, do alarme às redes sociais, o telemóvel tornou-se no objecto que ninguém larga. Se vemos um meme, enviamos a alguém. Se vamos a uma pastelaria, tiramos fotos e ainda usamos hastags. Podia continuar a mostrar as variadas funções do gadget, mas vocês já o conhecem.

Dicas

Desligar o telemóvel. Para nos focarmos no trabalho, não precisamos de estar ligados à internet, a não seja que esse seja o teu trabalho. Perdemos imenso tempo a fazer scroll e depois o trabalho não sai em condições. Esta dica tem funcionado comigo, tento deixar o telemóvel noutra área da casa, ao ponto de me esquecer do sítio onde o deixei. Silencia as notificações ou usa só nos teus breaks.

Trabalho a mais

Sabem aqueles dias em que acordas e pensas, tenho isto tudo para fazer. Pára. Não aceites mais do que aquilo que consegues fazer.

Tenho um trabalho a tempo inteiro, tenho uma casa para gerir e ainda tenho a mania que sei escrever artigos decentes. Ora há dias que chego estafada do trabalho, ligo o PC e ainda ajudo nas tarefas cá de casa. Conclusão, ficam coisas por fazer. Somos humanos e não super-heróis. É bonito pensarmos que conseguimos tudo a tempo e a horas, mas o desgaste é muito. –Mais um dos 7 Hábitos não produtivos e como podem fugir deles

A organização ajuda em muito a debater as nossas prioridades, mas acordar às 6 da manhã para conseguirmos fazer tudo, pode ser uma solução mas pensa se será necessário. Porque temos a mania de colocar em cima de nós mais responsabilidades, por vezes que nem a nós nos dizem respeito? Aprende a dizer não

Dicas

Para além de dizer não, podes sempre criar prioridades. Começar pelo mais difícil e intercalar com tarefas mais fáceis e de rápida resolução. Ser o mais realista possível e não ter vergonha de deixar tarefas para outras alturas. Não te sacrifiques, lembra-te que o teu bem-estar é mais importante e Para maus dias, há sempre bons remédios.

Pausas e Sestas

Não me matem antes de ler a minha explicação. Uma sesta de 20 minutos parece inofensiva quando tens toda uma casa para limpar no dia em que vais receber visitas. Sabem que essas “pequenas” sestas podem virar horas e quando acordas o stress do “despacha-te” é do piorio.

E as pausas que fazemos quando nos sentamos no sofá e acabamos por fazer uma maratona de 7 séries e 25 filmes. A pior coisa que podemos fazer à nossa produtividade é parar mais de 10 minutos ou sentirmo-nos confortáveis quando temos algo para terminar.

As sestas não devem prolongar-se e as pausas devem ser estudadas. Se dizes que vais parar 10 minutos, então é isso que deves fazer.

Dicas

Se tens prazos para entrega de algum trabalho, as sestas devem ter um alarme para despertar. Evita sentar-te no sofá de maneira confortável, o tempo vai passar num instante.

O ambiente em que trabalhas

Não precisas de ter uma secretária organizada, mas se, por exemplo, trabalhas em casa, o ambiente deve ser do teu agrado. Ter um spot apropriado que nos proporciona criatividade e nos deixa mais activos é meio caminho andado para maior produtividade.

Ter a tv à nossa frente não é de todo produtivo, pois a tentação de a ligar só para nos fazer companhia, no can’t do.  Escolher o lugar perfeito, ter os snacks à mão e ter a mente focada, são as tuas prioridades. – 7 Hábitos não produtivos e como podem fugir deles

Dicas

5 a 10 minutos do teu dia organizar a secretária de maneira a que encontres o que precisas o mais rápido possível, em vez de teres tudo espalhado. Se tiveres a mania das organizações, tenta colocar o teu material de maneira mais apelativa.

Não planear prioridades

Tens 2 trabalhos para entregar, nada de misturar. Foca-te e planeia o tempo que deves usar em cada um deles. Procura a maneira mais fácil e que se adapta a tua pessoa. Estar subcarregada de trabalho, deixa-te mais nervosa o que leva a um desgaste psicológico maior.

Para seres bem-sucedida, diria para começares nas tarefas mais difíceis e ires intercalando com as mais simples. Dá prioridade ao que tens de entregar primeiro e têm atenção às datas de entrega. Planear não faz de ti uma pessoa obsessiva mas sim organizada. Planear prioridades fará com que te sintas mais segura do teu trabalho e que tomes rédeas do projecto, assim não deixarás nada por fazer e não terás de passar noites a terminar um trabalho que  já devias ter entregado.

Dicas

Cria o teu próprio planeamento e deixa-o visível, dá prioridade a datas e importância do projecto. Quando terminares uma tarefa, tira um tempo para ti, como beber um café ou dar uma caminhada. Segue sempre o plano mesmo que seja difícil.

A tua alimentação

Nós já sabemos o que a rotina nos pode levar ao desleixo. Depois de começar o dia com um belo de um pequeno – almoço temos tendência a pegar no trabalho e esquecer da nossa alimentação. Podia falar dos meus maus hábitos alimentares mas a verdade é que o trabalho consome demasiado a nossa pessoa e depois esquecemo-nos de comer. Já vos aconteceu ouvir o vosso estômago e pensar mas ainda não são horas de almoçar e quando olhas para o relógio já está quase na tua hora de saída. A nossa alimentação é o nosso combustível e se comemos mal, isso vai-se reflectir na nossa produtividade. Mais um dos 7 Hábitos não produtivos e como podem fugir deles

Dicas

Pequenos snacks saudáveis, caso queiram experimentar algo diferente, recomendo como os Caramel Peanuts ou as Kookie Kats. Acreditem qua vão ficar viciadas e não são nada calóricos. Não te esqueças de beber água e ter sempre à mão uma peça de fruta.

Estares sempre a comparar-te com os outros

Não será feliz ao pensar na promoção da tua colega de trabalho ou se a tua amiga pensa em mudar-se para casa do namorado. Temos tempos diferentes e realidades diferentes. Pára de pensar que tens de seguir o que os outros fazem. De facto estarmos com atenção ao que os outros fazem traz para nós um desgaste psicológico. Qual é a necessidade de vermos o que os outros fazem e querermos fazer igual?

Valoriza o teu trabalho mas sobretudo a tua pessoa. Da próxima vez que estiveres agarrada a um ecrã e vires alguém a fazer algo espectacular e a invejar, pára! Transforma a tua vida em algo bom e traz uma atitude mais positiva. Não te rebaixes mas sobretudo não te compares a ninguém! És única. E como digo sempre, ser normal é aborrecido. A vida prega-te partidas e tu mal sabes o que te espera.

Dicas

Hábitos que nos fariam ser melhores | Me Time – Aprende a viver contigo mesma

7 hábitos não produtivos e como podem fugir deles, estes são só alguns exemplos, de certeza que vocês conhecem mais hábitos que nos fazem perder tempo.

2 Comentários

  1. é preciso saber dizer que não. custa muitas vezes – não queremos passar má imagem. mas quando tem de ser, tem de ser.
    sobre o telemóvel, sou um pouco como tu. desligá-lo é uma opção, mas o nosso cérebro já está habituado ao “tenho que estar contactável”

    • Obrigada pelo teu comentário. Já tentei tantas vezes desligar o telemóvel e o máximo foi 2 horas, já é um começo xD

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