Devaneios da Tim,  Ler Faz Bem,  Pedaços da Tim

12 Livros que quero ler em 2022

Nem sei bem como começar este artigo, mas estes são os 12 livros que quero ler em 2022. Se acho que os projectos em que me meto não são suficientes, então crio mais uma lista de livros que quero ler. Nas minhas prateleiras encontram-se mais livros por ler do que os que li na realidade. Escolhi estes 12 livros na esperança de diminuir a minha TBR, diminuir a quantidade de livros nas minhas prateleiras e de encontrar novos favoritos. É complicado encontrar uma rotina perfeita de leitura, mas creio que 2022 será o ano que aproveitarei melhor o meu “reading time”.  

Comecemos por “ A vida mentirosa dos adultos” de Elena Ferrante, esta escritora é uma das minhas favoritas não fosse a saga napolitana “A amiga genial” o livro que mais recomendo. Graças a Elena Ferrante tive a oportunidade de criar o “Gang das Bambinas”. 

“ As intermitências da Morte “de José Saramago foi um presente de um casal, que começaram por ser clientes e acabaram por se tornar amigos. Como eles sabiam que eu gostava de ler (ando sempre com um livro na mala… ou até dois) eles foram até à feira do livro de Lisboa e pediram ajuda a um funcionário que lhes recomendou Saramago. Continuando a onda das recomendações, “O retorno” de Dulce Maria Cardoso foi uma sugestão de leitura vinda da Olga que comecei por requisitar na biblioteca e acabei por comprar na Feira do livro. Quem também seguiu o conselho foi a Izzie que já o terminou... e eu ainda nem sequer comecei. 

Uma das minhas prendas de Natal foi a obra “Os vampiros” De Filipe Melo e Juan Cavia. Depois de ter lido a Balada para Sophie, deliciei-me de tal forma que pensei “eu preciso de ter todos os livros desta dupla maravilha.” Quem também irá ler de certeza, e já me os ofereceu nesse sentido,  é o meu irmão.  

Para juntar à lista, “Apneia” de Tânia Ganho, um calhamaço que não deixa ninguém indiferente e que não vejo a hora de pegar nele, será uma leitura caseira, pois não é um livro que queira trazer na mala, mas pretendo ler com a devida atenção e cuidado, pois sei que a temática é pesada.  

2022 será um ano de clássicos, desde “Madame Bovary” de Gustave Flaubert (que será uma leitura conjunta no #GangdasBambinas), “Nossa Senhora de Paris” de Victor Hugo  e “O Monte dos Vendavais” de Emily Bronte, pois sinto que estou em falta para com os clássicos e que não leio os suficientes. Preciso de ler clássicos para saber se são um tipo de leitura que me encha as medidas.  

12 livros que quero ler em 2022 contam também com recomendações do meu irmão, ele já deixou os livros na minha mesa de cabeceira e são eles “1984” de George Orwell e “Capitães na Areia” de Jorge Amado.  Da minha lista também faz parte “A noite em que o verão acabou” de João Tordo uma encomenda que dava para o torto e que ainda não lhe peguei.  

“A Rosa do Adro” de Manuel Rodrigues foi o livro que roubei ao meu avô, sempre o avisei que um dia ele viria na minha mala e quando o roubei ele pediu-me para tratar bem do livro. Está na hora de o ler e de cumprir a promessa.  

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *