“Leme” de Madalena Sá Fernandes
“Leme” de Madalena Sá Fernandes foi um livro que me chegou através da minha querida Carol. A Carolina tem uma capacidade de fazer uma opinião extraordinária, desmonta a história sem revelar detalhes. Assim que ela trouxe o livro para um dos nossos encontros literários da Biblioteca José Saramago, percebi que o teria de ler. Com a Feira do Livro de Lisboa, decidi trazer o livro “Leme” de Madalena Sá Fernandes e tornou-se numa das melhores leituras de 2023.
Sinopse da Companhia das Letras
“Leme” é o primeiro livro da autora Madalena Sá Fernandes. Habitualmente escreve crónicas para o jornal Público, acredito que tenha sido um desafio para a autora, pois escrever crónicas não é a mesma coisa que escrever uma narrativa, seja não-ficção ou ficção.
A escrita do “Leme” de Madalena Sá Fernandes é nua e crua e aborda o tema da violência doméstica através do olhar de uma criança. Temos oportunidade de a ver crescer e de se tornar numa mulher, sempre relatando a sua história, passando por momentos dramáticos, aos quais procura soluções e respostas.
Os capítulos do livro são pequenos e não se deixem enganar pelo tamanho do livro, pois há passagens duras que deixam o leitor com um nó e com vontade de abraçar a criança. Em algumas passagens, tive de parar e reflectir sobre o que tinha acabado de ler. Parei mesmo a leitura, pois sentia-me incomodada. Senti-me ligada à personagem principal e sente-se ao longo da leitura que este livro foi escrito de maneira a fechar um ciclo e de forma a fazer as pazes com o Passado.
A Carolina tinha razão. Tenho muitas questões que quero e pretendo colocar à escritora, quando tiver oportunidade. Esta foi uma das melhores leituras de 2023 e fico ansiosa por saber que mais Madalena Sá Fernandes nos presenteará.
Só depois de gravar a opinião é que percebi, é a história real da autora, fiquem com a entrevista.
Podem adquirir a obra através dos links dos afiliados
Wook || Bertrand
Opiniões de livros da mesma Editora
“Sinopse de Amor e Guerra” de Afonso Cruz || “A vida sonhada das boas esposas” de Possidónio Cachapa
2 comentários
Rita C
Não conhecia, mas parece interessante.
Tim
É sem dúvida, uma boa leitura 😉