Companhia das Letras,  Ler Faz Bem,  Opiniões Literárias,  Penguin House

“Leme” de Madalena Sá Fernandes

“Leme” de Madalena Sá Fernandes foi um livro que me chegou através da minha querida Carol. A Carolina tem uma capacidade de fazer uma opinião extraordinária, desmonta a história sem revelar detalhes. Assim que ela trouxe o livro para um dos nossos encontros literários da Biblioteca José Saramago, percebi que o teria de ler. Com a Feira do Livro de Lisboa, decidi trazer o livro “Leme” de Madalena Sá Fernandes e tornou-se numa das melhores leituras de 2023.


Sinopse da Companhia das Letras


“Leme” é o primeiro livro da autora Madalena Sá Fernandes. Habitualmente escreve crónicas para o jornal Público, acredito que tenha sido um desafio para a autora, pois escrever crónicas não é a mesma coisa que escrever uma narrativa, seja não-ficção ou ficção.
A escrita do “Leme” de Madalena Sá Fernandes é nua e crua e aborda o tema da violência doméstica através do olhar de uma criança. Temos oportunidade de a ver crescer e de se tornar numa mulher, sempre relatando a sua história, passando por momentos dramáticos, aos quais procura soluções e respostas.


Os capítulos do livro são pequenos e não se deixem enganar pelo tamanho do livro, pois há passagens duras que deixam o leitor com um nó e com vontade de abraçar a criança. Em algumas passagens, tive de parar e reflectir sobre o que tinha acabado de ler. Parei mesmo a leitura, pois sentia-me incomodada. Senti-me ligada à personagem principal e sente-se ao longo da leitura que este livro foi escrito de maneira a fechar um ciclo e de forma a fazer as pazes com o Passado.


A Carolina tinha razão. Tenho muitas questões que quero e pretendo colocar à escritora, quando tiver oportunidade. Esta foi uma das melhores leituras de 2023 e fico ansiosa por saber que mais Madalena Sá Fernandes nos presenteará.

Só depois de gravar a opinião é que percebi, é a história real da autora, fiquem com a entrevista.


Podem adquirir a obra através dos links dos afiliados
Wook || Bertrand


Opiniões de livros da mesma Editora
“Sinopse de Amor e Guerra” de Afonso Cruz || “A vida sonhada das boas esposas” de Possidónio Cachapa

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *