Desafio – “Estante Cápsula”

Fui convidada pela Andreia Morais para um Desafio – “Estante Cápsula “. Para quem não a conhece, Andreia é a dona do blog As gavetas da minha casa encantada. Entre confissões e fotografias, ela também ama o mundo literário. Pela primeira vez, teve a ideia de reunir alguns bloggers e lançou o – “Estante Cápsula” pois “qualquer desculpa é perfeita para falarmos das obras que nos entusiasmam.” – E ela têm toda a razão.

“Estante Cápsula” coloca-nos o seguinte desafio – Mudas de casa. E na tua estante nova só tens espaço para ter 4 autores e 3 livros. Quais escolhes?

4 Autores

João TordoMarc LevyJ.K. RowlingSophie Kinsella

Começo com um autor português, João Tordo. Este autor têm uma escrita que nos agarra logo e as suas reviravoltas são de nos levar a ressacas literárias. É um autor tímido, de poucas palavras, mas que não nos deixa de surpreender pela positiva. Se ainda não lerem ou conhecem João Tordo, do que estão à espera?

Foi através da música “Je t’ecris” que conheci o autor francês Marc Levy. São muitas as obras já publicadas, mas a sua imagem de marca é não se limitar a um só género literário, Elle et lui e A estranha viagem de Sr. Daldry são alguns exemplos.

J. K Rowling dispensa apresentações. A sua capacidade imaginativa é a inveja de todos os escritores. Criou um mundo mágico do qual todos nós queremos fazer parte. Harry Potter é a Saga! Seria impossível não escolher a majestosa J.K. Rowling. Como haveria ser, ela tinha de estar no Desafio “Estante Cápsula”

E como não podia deixar de ser, escolhi Sophie Kinsella. Esta autora consegue pôr-me a sorrir quando mais preciso e foi graças à Izzie que a conheci. Já não consigo viver sem os seus livros. Encontrar autoras com as quais sentimos uma relação de amizade é raro, e sinto que eu e a Sophie seríamos boas amigas. Surprise Me, The Undomestic Goddess e Can you keep a secret são algumas das minhas sugestões…

3 Livros

Para onde vão os guarda-chuvasA amiga genial The Hunger Games ou Harry Potter

Para quem é novo por estas bandas, Para onde vão os guarda-chuvas é o livro que mais recomendo, pois Afonso Cruz não desilude, só surpreende. É impossível ficarmos indiferentes aos livros deste autor. A leitura é rápida e consome-nos. E se querem saber porque escolhi este livro, então toca a comprar.

Elena Ferrante criou um mundo que jamais pensaria apaixonar-me. A amiga genial centra-se na história de amizade entre Lenú e Lila. Tudo começa com a infância de ambas, elas provêm de famílias pobres e sonham sair daquele bairro. Brincam e estudam juntas, mas só uma segue com os estudos. Lila sente inveja de Lenú, pois ela tem o apoio dos pais que a deixam estudar. Já Lenú sente ciúmes de Lila, pois esta é inteligente e tem sempre uma reposta na ponta da língua.

Escolhi duas sagas porque não sei de qual das duas gosto mais. Sim, seria só um livro. Por isso se fosse Harry Potter a minha escolha seria o Cálice de Fogo. Têm um pouco de tudo e foi um livro que me ajudou a compreender melhor o mundo mágico. Agora se a escolha fosse The Hunger Games, o livro seria A Revolta onde Katniss se torna a voz da rebelião. São estas as minhas escolhas para o Desafio “Estante Cápsula”

Para terminar, a Andreia ainda nos colocou algumas Perguntas de Bolso:

– Para acompanhar a leitura… Mantas, chuva e uma caneca de chocolate quente. O inverno é a melhor altura do ano para ler e estar bem acompanhada por um livro.

– Sublinhar livros? Não!

– Uma personagem para tomar café? Katniss Everdeen ou Hermione Granger. Ambas seriam uma boa escolha para um café na esplanada.

– Team marcador de livro ou qualquer coisa serve para marcar a página? Ambos. Se tiver o marcador à mão, uso o marcador. Sou também fã de etiquetas da roupa, existem etiquetas que dá dó deitar fora.

– Um livro para reler? Já vos falei do livro “Para onde vão os guarda-chuvas “de Afonso Cruz, preciso de reler o livro.

– Um livro que vos acompanha da infância? Toda a coleção da Anita. O primeiro livro que recebi foi a “Anita perdeu o cão” desde aí, sempre que podia, pedia um livro aos meus pais.

– Na mesa de cabeceira tenho… 14 Livros por ler…

Estão à vontade para participar neste Desafio “Estante Cápsula” mas se o fizerem, não se esqueçam de  partilhar nas redes sociais, e de utilizar ut #estantecapsula_asgavetas

4 Comentários

  1. Muito obrigada por teres aceitado participar ♥

    Li dois livros de João Tordo e fiquei mesmo encantada com a sua escrita. E quero muito ler Para Onde Vão os Guarda-chuvas

  2. Eu cá ando a tratar da saga do Harry Potter eheh
    Achei curioso a questão das etiquetas da roupa 🙂

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*